GOVERNO ARTICULA PARCERIA ENTRE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS PELA SEGURANÇA PARTICIPATIVA

Com o objetivo de compartilhar e esclarecer ações conjuntas, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Segurança Pública, esteve com representantes do Ministério Público, do IMESC, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O encontro que aconteceu na quarta-feira (27) objetivou a dinamização e interação das ações participativas em prol da Segurança Pública. Neste primeiro encontro foi iniciada uma mesa de conversação para a formação dos representantes que serão indicados para compor o grupo representativo.

O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portella, esclareceu que é de fundamental importância a integração com representantes da Uema, Ufma, Ministério Público, o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e da Sociedade Civil Organizada. “O objetivo do encontro é de suma importância, porque envolvem pessoas de outras instituições que introduzem conhecimentos e que podem ampliar a análise interna do sistema de segurança, sobre os dados referentes à criminalidade e à violência. Nós abrimos aqui o nosso arquivo para consultas para estas pessoas que irão compor este núcleo de apoio da análise criminal, tenho certeza que com esta influência positiva no campo do conhecimento, nas nossas academias de polícia, nós teremos um resultado que será útil para o dia a dia do servidor policial e para o cidadão que irá receber este serviço”, pontuou o secretário.

O promotor de Justiça Cláudio Cabral Marques e Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Controle Externo da atividade policial classificou a iniciativa do governo Flávio Dino como um grande avanço. “É um grande avanço na área de segurança pública e esta equipe multidisciplinar de várias visões e inclusive acadêmica, onde podemos dialogar entre os membros do Judiciário, do Ministério Público e de membros de Segurança Pública e estender esta discursão inicialmente a academia através das universidades e logo depois essa discussão chegará até as comunidades. Parabenizo o Governo do Estado pela iniciativa que, com certeza, teremos resultados mais positivos”, finalizou.

Parcerias

A discursão a respeito da violência inicia o primeiro encontro de um plano de trabalho participativo que irá analisar os fenômenos que geram a violência. Serão representantes da Polícia Civil, Militar, da UFMA, UEMA, IMESC, e do Ministério Público. O segundo encontro está marcado no IMESC para a próxima terça-feira (02), onde se trabalhará as estratégias que serão desenvolvidas para continuação do projeto.

A professora da Uema Vera Lúcia e também diretora do Centro de Formação de Oficiais (CFO) da PM ratificou a importância do encontro. “O encontro chama a atenção de várias instituições públicas para refletir e produzir sobre a segurança, já que se fala muito sobre a sensação de insegurança e se não houver  o empenho das universidades e dos órgãos de segurança do Estado, e o Estado não chegar nas comunidades carentes, é impossível resolver o problema, ficando apenas na questão midiática”, enfatizou.

O representante do departamento de comunicação da UFMA, Marcelo da Silva, informou que o encontro pretende aglutinar várias instituições em prol da política de promoção de paz. “Vamos não apenas debater a Segurança Pública e a violência, mas sim construir ações afirmativas no sentido da prevenção, do combate, da sensibilização da mídia em relação ao que é a polícia, as funções dos órgãos públicos em relação à violência e a segurança”, conclui.

 

  Mauro Wagner / ASCOM SSP