Pacto pela Paz se reúne com conselheiros em conversa sobre eleições de novos membros

POR: ASCOM-SSP

Com o objetivo de estabelecer novas diretrizes para as eleições dos Conselheiros Comunitários Pela Paz, além de reforçar as ações e metas do Pacto Pela Paz, o Coordenador-Executivo do programa, Delegado Dicival Gonçalves, se reuniu, na manhã da última terça-feira (05), com conselheiros e demais integrantes do Pacto.

O encontro contou com a participação de conselheiros de diversos bairros da capital, que tiveram contato com as diretrizes da próxima eleição para os Conselhos Comunitários pela Paz de São Luís, que será realizada no dia 11 de novembro e do interior, que ocorrerá no dia 24 do mesmo mês.

O coordenador do programa, Dircival Gonçalves, destacou a importância dos conselheiros para os bons resultados alcançados pelo programa.


“É sempre importante destacar que os bons resultados que temos alcançado com o programa é fruto de um trabalho conjunto dos diversos órgãos não só da Secretária de Segurança Pública, como também do papel fundamental dos conselheiros que realizam esse contato direto com a comunidade, sabendo os anseios e as peculiaridade de cada bairro ou região”, afirmou.

O Pacto tem o objetivo principal a promoção de uma cultura pela paz social, pelos direitos humanos e do respeito às leis. Para isso conta com a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e a de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), no entanto, como em seus ideias trata-se de um projeto de sociedade, na qual a justiça social e a cidadania são preceitos indissociáveis do desenvolvimento, o Pacto trabalha de forma transversal, envolvendo outras secretarias, órgãos e sociedade civil em geral.

No âmbito da segurança pública, o Pacto foca em ações de bem-estar social por meio da aproximação entre policiais e cidadãos. Já no âmbito social, são desenvolvidas ações de prevenção em áreas identificadas como críticas em termos de criminalidade, de modo a reafirmar direitos e dar acesso a serviços públicos essenciais.