Secretaria de Segurança Pública, Fedecma, Gestores Escolares e Polícia Militar reúnem-se para prover acompanhamento às Escolas Comunitárias
ASCOM-SSP
Em prioridade a união e apoio às Escolas Comunitárias, a Secretaria de Segurança Pública reuniu no final da tarde desta quarta-feira (18), por volta das 17hs, o Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela; Federação de Desenvolvimento das Organizações do Terceiro Setor do MA (Fedecma); Gestores das Escolas Comunitárias; A Comandante de Segurança Comunitária (CSC) e da Patrulha Maria da Penha Cel. Maria Augusta Ribeiro e demais autoridades. O encontro incide em apoio dos parceiros relacionados em acompanhar, prover e potencializar as escolas comunitárias em suas dificuldades, no quesito segurança pública. Diversas alternativas no sentido de favorecer as escolas comunitárias foram destacadas no encontro realizado no auditório da SSP.
Na pauta, fora destacado a importância da parceria da Secretaria de Segurança em apoiar a efetivação do retorno do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), uma significância em apoio ás escolas comunitárias. Na síntese, o encontro na Secretaria de Segurança Pública (SSP), objetivou em redirecionar as ações preventivas da Polícia Militar do Maranhão, no período de 2021 a 2022, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), e de ciclo de palestras do Batalhão Escolar, da Patrulha Maria da Penha e do Corpo de Bombeiros do MA, nas Escolas Comunitárias de São Luís.
Estas ações poderiam acontecer através de parceria com a Secretaria de Segurança e parceiros, os quais outrora proporcionariam grandes conquistas com trabalhos em cooperação.
A Fedecma partícipe da reunião é uma instituição filantrópica de cunho social a qual desenvolve trabalhos junto ás instituições comunitárias. Uma das participantes, a Marileide Rocha fora por muito tempo presidente da federação, onde teria colaborado muito no debate. A Vice-presidente Leliane Andrade, participou também da reunião. O Atual Presidente Deusdedithi Marques, reforçou em seu discurso, na importância das forças de segurança em atuar como parceira com as escolas comunitárias;
Inserção pelo Pacto pela Paz com o Fedecma e parceiros
Durante o encontro, o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela relacionou a importância em ter os gestores incluídos nas ações do Programa do Pacto pela Paz. “O Pacto Pela Paz fora instituído pelo Governador Flávio Dino e tutelado aqui pela Secretaria de Segurança Pública. O Pacto Pela Paz tem dado todo o apoio para que a sociedade civil organizada e as forças de segurança possam trabalhar dentro de uma interlocução, dialogando e trabalhando em prol da Comunidade. A junção com os gestores das escolas comunitárias, poderiam ser uma outra somatória para que os estudantes possam ser agraciados e receberem mais apoio em prol da educação e acompanhamento dos mesmos”, destacou o Secretário de Segurança.
O Coordenador Executivo do Programa Pacto pela Paz, Dicival Gonçalves confirmou o apoio em incluir os Gestores Escolares, nesse leque de oportunidades, o qual desenvolve o programa Pacto pela Paz. Já a Federação de Desenvolvimento das Organizações do Terceiro Setor do Maranhão, é um parceiro indispensável.
Participaram ativamente do encontro; Diretor do Centro Tático Aéreo (CTA), Coronel Luís Magno; Coordenadora setorial do Proerd; Capitã Camila Santos Bispo Pereira; Auxiliar da coordenação do Proerd, Sargento da Polícia Militar, Eduardo Jorge Silva Guimarães; 2° Ten. Bombeiro Militar Adson e demais autoridades.