Policia Civil prende 29 acusados na baixada maranhense pelos crimes de tráfico e homicídios

SSP

Priorizando as ações de combate contra o crime, a Polícia Civil do Maranhão prendeu 34 suspeitos.

A operação denominada PECUS (gado em latim) teve a finalidade de dar cumprimento a mandados de busca e apreensão e de prisão em desfavor de integrantes de facção criminosa responsáveis pelo tráfico de drogas em municípios da baixada maranhense.

As investigação tiveram início desde o ano de 2019, onde foi possível descobrir que o grupo criminoso tinha cometimento de diversos crimes de roubo e de pelo menos 03 (três) homicídios, em atividade. Os crimes são típico de Organização Criminosa.


Durante as investigações. Se descobriu que os envolvidos investigados simulavam comercializar gado para dar a aparência de legalidade em suas transações. Até o presente momento foi dado cumprimento a 29 (Vinte e nove) Mandados de Prisão em 05 (cinco) municípios da baixada e na capital maranhense.


Ainda durante o cumprimento das cautelares efetuou-se 05 (cinco) prisões em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse de arma de fogo. A maior parte dos investigados já responde a processos criminais, notadamente por tráfico de drogas. A operação contou com a participação de 188 (cento e oitenta e oito) policiais civis. Diversos pertences foram apreendidos e serão analisados no sentido de identificar a participação de outros criminosos. Após os procedimentos de praxe os investigados foram encaminhados às unidades prisionais, onde aguardarão à disposição do Poder Judiciário.