NÚMERO DE ASSALTOS A COLETIVOS NA ÁREA METROPOLITANA DE SÃO LUÍS REGISTRA QUEDA DE 46,88% EM JAN/FEV DE 2019, DIZ BATALHÃO TIRADENTES

POR: ANSELMO OLIVEIRA

De janeiro a fevereiro deste ano, o número de assaltos a ônibus do transporte de coletivo, teve uma diminuição de 46,88% em comparação com o mesmo período no ano passado em toda região metropolitana de São Luís. Os dados foram apresentados pelo Batalhão Tiradentes da Polícia Militar do Maranhão.

Os números foram explanados pelo comandante do batalhão, tenente-coronel Andrade, que ressaltou, que nos dois primeiros meses de 2018, foram registrados 96 casos de roubos a ônibus na capital maranhense, sendo 55 em janeiro e 41 em fevereiro. Já no mesmo período deste ano, foram 51 registros deste crime no total, em janeiro 32 e em fevereiro 19 casos.

No ponto de vista do comandante, a queda nos números de tal modalidade criminosa se deu por causa no aumento de 241,26% de abordagens em relação ao comparativo de 1º de janeiro a 28 de fevereiro do corrente ano, quando há uma comparação com o mesmo período de 2018. Só nos dois primeiros meses deste ano, 7.233 ônibus foram abordados em pontos estratégicos da região metropolitana.

Nestas abordagens, o batalhão conseguiu apreender quatro simulacros e quatro armas de fogo, além disso, 58 pessoas foram conduzidas à delegacia, 2(duas) pessoas presas por assalto a coletivos, 7(sete) foragidos da justiça recapturados e cinco veículos recuperados.

O trabalho preventivo desenvolvido pela Polícia Militar tem sido intensificado e, por isso, os resultados melhoram a cada mês. Vale ressaltar que a troca de informações entre o sindicato das empresas de ônibus e as instituições que compõem a segurança pública de São Luís também são de extrema relevância para possibilitar tais números.