Jefferson Portela e o Prefeito Luís Fernando viabilizam curso de capacitação profissional para 382 Guardas Municipais

O Secretário de Segurança Pública do Maranhão Jefferson Portela e o Prefeito, Luís Fernando, em parceria para qualificar as ações dos Guardas Municipais de São José de Ribamar, assinaram nesta segunda-feira (05),por volta das 11h:00 da manhã, um acordo para a realização de um curso de capacitação profissional para 382 Guardas Municipais. O curso de capacitação profissional inicia com 55 policiais e incide em dar mais ênfase na segurança pública do município de São José de Ribamar. Além desta primeira turma, outras 06 estão agendadas. O curso acontecerá na Academia de Polícia Civil do Maranhão (ACADEPOL), nos turnos matutino e vespertino.

Em andamento, o curso de capacitação profissional é destinado para 382 Guardas Municipais de São José de Ribamar. O curso já iniciado nesta segunda-feira (05), com finalização para o dia 23, onde envolvem 07 turmas. A última turma está datada para finalizar no mês de outubro de 2017. As atividades do presente curso iniciaram-se na data do dia 05 de junho, na academia de Polícia Civil, com término no dia 23 de junho, nos horários matutinos e vespertinos. O curso de capacitação profissional é presencial, com carga horária de 102horas/aula, é composto com cerca, de 55 guardas municipais, por turmas, todos  do referido município.

Atribuições da Guarda Civil Municipal

O curso de capacitação profissional tem o objetivo em discutir e analisar a função e atribuição da Guarda Civil Municipal, sobre tudo em razão, de que estas tiveram ampliada na prática e previsão constitucional do art.144 da magna carta, que se limitam a proteção dos bens, serviços e instalações municipais, conhecer as técnicas e procedimentos operacionais, analisar as atitudes éticas e legais, compatíveis com a de um representante do poder público, imbuído de promover os direitos e deveres humanos., atentando para o seu mister “Ex vi legis”, bem como desenvolver nos participantes conhecimentos e habilidades, sensibilizando-os para a melhoria no atendimento interno e externo, destacando o papel do servidor como agente transformador das relações entre o público e as instituições públicas.

Responsável pela direção da  Academia de Polícia Civil do Maranhão, (ACADEPOL), o Delegado Aurélio Queiroz Filho, enalteceu a iniciativa e a parceria entre os dois municípios, ressaltando “Em nosso plano de curso, as aulas foram iniciadas no dia 05 do vigente mês, com finalização para o dia 18. O curso abrange um total de 07 turmas, sendo a última cotada para finalizar em outubro de 2017”, completou o diretor da Academia de Polícia Civil.

Para o Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela “O curso de capacitação profissional, visa na qualificação dos nossos irmãos da Guarda Municipal, que também então ombreados em garantir a segurança pública do município de São José de Ribamar. Ficamos orgulhosos em poder dar esta parcela de contribuição para a segurança da população maranhense”, destacou o secretário Jefferson Portela.

Presentes ainda na solenidade de assinatura do convênio do curso de capacitação profissional, o delegado Geral de Polícia Civil do Maranhão, o Delegado Lawrence Melo, Policiais da Guarda Municipal e demais autoridades do município.

Mauro Wagner – ASCOM/SSP