SECRETARIA MUNICIAPAL DE SAÚDE EM PARCERIA COM A POLÍCIA MILITAR DE TIMON PROMOVE PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA
Fonte: 5ª Seção da Policia Militar
Aderindo a campanha nacional do Ministério da Saúde intitulada “NOVEMBRO AZUL”, a Secretaria Municipal de Saúde de Timon, em parceria com o 11º BPM promoveu uma manhã de atividades na sede da Corporação que envolveu palestras e atividades de saúde relacionada à prevenção do câncer de próstata e demais doenças que acometem o público masculino. O Evento marcou o encerramento da campanha “CÂNCER DE PRÓSTATA: mais saúde menos preconceito” que durante todo o mês de novembro desenvolveu atividades que atuaram em várias frentes orientando e conscientizando a população para os cuidados com essa doença que acomete cada vez mais homem na sociedade brasileira.
Na ocasião foram ministradas palestras com os temas “Câncer de próstata”, ministrada pelo representante da Regional de Saúde, enfermeiro Santos, “Direitos do paciente com câncer”, com a Assistente Social Maricélia e “Prevenção do câncer de próstata” com a Assistente Social e Coordenadora da DANTS Rojânia. Além das palestras, forma realizados exames clínicos e coletas para exames laboratoriais, aplicação vacinas, coleta de PSA, testagem rápida de Hepatite e HIV, IMC e orientações nutricionais e consulta médica com o médico urologista Dr. Alberto.
Estiveram presentes representantes de diversos órgãos públicos e entidades privadas ligadas a área de saúde como NASF, ESF, NMES, DANT’S e Policlínica. O comandante do 11º BPM, Ten. Cel. Xavier ressaltou que “as orientações prestadas sobre o câncer de próstata, na qual o diagnóstico precoce e as medidas de prevenção são de suma importância para o combate a doença, ainda são prejudicados por falta de informações que acabam por colocar a saúde de milhares de homens em risco”.
O público presente, policiais militares, bombeiros militares do Maranhão e Piauí, bem como a comunidade tiveram uma manhã esclarecedora, além de usufruírem dos serviços de saúde que foram prestados pelos agentes da Secretaria de Saúde de Timon.