Operação Impacto realiza grande apreensão de drogas em Imperatriz

A apreensão faz parte da Operação Impacto, que vem reforçando o policiamento ostentoso em todo o Maranhão, e ocorreu em uma residência localizada em uma região conhecida como Quatro Bocas, no bairro Nova Imperatriz.

Nesta terça-feira (2), uma ação da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) em Imperatriz, cidade no oeste maranhense, resultou em uma grande apreensão de cocaína e crack no município. Os policiais também apreenderam no local uma arma de fogo, munição, uma motocicleta, uma prensa utilizada no tráfico de drogas e balanças de precisão.

A apreensão faz parte da Operação Impacto, que vem reforçando o policiamento ostentoso em todo o Maranhão, e ocorreu em uma residência localizada em uma região conhecida como Quatro Bocas, no bairro Nova Imperatriz. O imóvel teria sido invadido por criminosos para a prática do tráfico.

“A apreensão desta droga é resultado do trabalho de inteligência, como parte do empenho que vem sendo feito pela Polícia Militar para prevenir e reprimir a criminalidade em Imperatriz e região. Um duro golpe para o tráfico”, avalia o tenente-coronel Emerson Costa, comandante do Policiamento de Área na Região Tocantina.

Foram encontrados pelos agentes 41 tabletes de cocaína e cinco tabletes de crack. No local, também foram apreendidos uma escopeta calibre 12, aproximadamente 40 munições de vários calibres, um carregador com munições não deflagradas e três balanças de precisão, além de uma motocicleta e uma prensa para refino de drogas.

O suspeito que estava no local conseguiu fugir ao perceber a presença da polícia. Todo o material apreendido foi apresentado à Delegacia Estadual de Repressão ao Narcotráfico de Imperatriz (Denarc).

Operação Impacto

A ação em Imperatriz é uma das atividades da Operação Impacto em curso na Região Tocantina e em todo o estado. Deflagrada no último final de semana de agosto, a operação  vem  reforçando o policiamento ostensivo em todo o Maranhão com o uso de 1.500 policiais e cerca de 400 viaturas, entre carros e motos, além do efetivo ordinário.

Participaram da ação em Imperatriz, equipes da Inteligência da Polícia Militar, Batalhão de Motopatrulhamento, Grupo de Operações Especiais (GOE), Comando de Policiamento de Área do Interior (CPAI 3) e da Guarda Municipal com cães farejadores.

“Além desta grande quantidade de entorpecentes, desde que intensificamos o policiamento na Região Tocantina, já aprendemos armas de fogo e recuperamos veículos roubados. Vamos continuar com as firmes ações de combate a todo tipo de crime”, afirmou o tenente-coronel Emerson Costa.

Reforço na Segurança da Região Tocantina

O setor de segurança pública da Região Tocantina do Maranhão vem ganhando contínuo reforço com as sucessivas entregas de viaturas policiais ao longo dos últimos três anos, além do incremento em ações voltadas à inteligência policial, como é o caso da inauguração, em 2024, da obra de reforma e ampliação do Complexo da Perícia Oficial da Região Tocantina.

O espaço também conta com dois equipamentos que aprimoraram o trabalho dos investigadores em Imperatriz e região: uma Câmara de Cianoacrilato (para revelação de impressões digitais) e um Sistema Sinab [Sistema Nacional de Análise Balística], para reconhecimento de projéteis de armas de fogo.

O Complexo da Perícia Oficial da Região Tocantina também conta agora com um espaço exclusivo para o atendimento de mulheres vitimas de violência sexual, incluindo crianças e adolescentes.

Também no ano passado, a Região Tocantina recebeu o reforço de 100 policiais militares das forças especializadas de São Luís, que estiveram em ação durante a Operação Escudo. O objetivo da operação foi reduzir a criminalidade em todos os municípios da região.