Grande Ilha tem policiamento ordinário reforçado com 100 militares das forças especiais durante operação de combate à criminalidade

Cem policiais militares das forças especiais do Sistema de Segurança Pública reforçaram o policiamento de rotina na Grande Ilha na noite desse sábado (1º) com a Operação Comandos Especializados. Incursões, abordagens e barreiras foram realizadas durante a ação, que teve por objetivo coibir crimes como arrombamentos, roubos e furtos a pessoas, veículos, estabelecimentos comerciais e transporte coletivo.

A Operação Comandos Especializados é parte de um esforço contínuo do Sistema de Segurança Pública e reflete o compromisso do Governo do Maranhão com a segurança e o bem-estar da população, conforme destacou o secretário Maurício Ribeiro Martins, que acompanhou a mobilização da tropa no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no Calhau, em São Luís.

“Essa é uma operação de reforço ao policiamento existente em cada uma das cidades da Grande Ilha visando o bem-estar e a tranquilidade dos nossos cidadãos. É um trabalho de constância que a Segurança Pública sempre faz e vai continuar fazendo, pois o que interessa, para nós, é proporcionar cada vez mais segurança à população maranhense”, destacou o secretário.

Todas as forças especiais da Polícia Militar do Maranhão participaram da Operação: Batalhão de Choque (BPChoque), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Motopatrulhamento (BMT), Batalhão Ambiental (BPA), Batalhão de Turismo (BPTur), Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), Cavalaria, Força Tática, Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Centro Tático Aéreo (CTA) e Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp).

“Com incursões nos bairros e com abordagens a pessoas, o objetivo dessa operação é apreender armas e drogas e prevenir crimes diversos, como furto, roubo, além de homicídio e feminicídio. Todas as nossas unidades operacionais estão mobilizadas para garantir a segurança da Grande Ilha”, elencou o comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Paulo Fernando Moura.

Cerca de 40 viaturas, entre carros e motocicletas, além de um helicóptero, integraram a logística da Operação Comandos Especializados. As atividades foram coordenadas conforme mapeamento de área com maior incidência criminal realizado pelo Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), responsável pelo policiamento ordinário em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, região que reúne mais de um milhão de habitantes.

Litorânea, Lagoa da Jansen, Centro Histórico, Cohama, Vinhais, Bairro de Fátima, Areinha, Coroadinho, Ilhinha, Cohab, Cohatrac, Liberdade, Retiro Natal, São Francisco, Vila Conceição, Mauro Fecury I e II, Jardim São Luís, Alto da Esperança, Ponta do Bonfim, Vila Maranhão, Sá Viana, São Cristóvão, Tirirical, João de Deus e Vila Lobão, Gancharia foram os bairros alvos, em São Luís. Em de São José de Ribamar e Raposa, houve patrulha por toda a cidade. Em Paço do Lumiar, o foco foi o Maiobão.

“A Operação Comandos Especializados dá ênfase aos bairros com mais áreas vermelhas e cumpre as diretrizes do secretário da Segurança, Maurício Martins, que determinou aumentar a operacionalidade das nossas tropas especializadas”, disse o comandante de Policiamento Especializado (CPE), coronel Roberto Filho. “Essa operação dá seguimento às várias outras ações do Sistema de Segurança na Grande Ilha de São Luís”, acrescentou o comandante de Missões Especiais (CME), tenente-coronel Soares Júnior.

Fique por dentro

O Sistema de Segurança Pública tem realizado várias operações ostensivas para reforçar a prevenção e o combater a crimes em todo o estado. Em razão disso, o Maranhão tem continuamente reduzido os índices de criminalidade, como apontam os indicadores nacionais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, entre outras plataformas nacionais que medem esses indicadores.