Semana de combate ao feminicídio é realizada na região Tocantina
Evento realizado pela Polícia Civil, por meio da Delegacia da Mulher e Departamento Feminicídio, envolve diversos órgãos, e tem como objetivo fortalecer o combate a esse tipo de crime, que tem apresentado queda no número de casos. No primeiro semestre deste ano, Imperatriz não registrou ocorrência de feminicídios.
A Região Tocantina recebe, entre os dias 25 e 29 deste mês, a 4ª edição da Semana de Combate ao Feminicídio. Com o tema “Visibilidade para quem acha que não tem voz!”, a iniciativa busca ampliar o debate sobre violência de gênero e reforçar estratégias de prevenção para reduzir cada vez mais o número de casos na região de Imperatriz que, no último semestre, não registrou ocorrências.
Promovida pela Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia da Mulher e do Departamento de Feminicídio, a Semana conta com apoio de prefeituras e instituições, como a Casa da Mulher Maranhense. A programação inclui palestras, debates e atividades comunitárias em 11 municípios: Amarante, Senador La Roque, Davinópolis, Itinga, Ribeirãozinho, Imperatriz, São Pedro da Água Branca, São João do Paraíso, Lajeado, Campestre e Carolina.
O objetivo é envolver escolas, profissionais de saúde, lideranças comunitárias e a sociedade em geral para fortalecer a rede de proteção às mulheres e combater estigmas que ainda cercam os crimes de gênero. A proposta é construir um espaço de diálogo e escuta, destacando temas como os sinais de controle que antecedem a violência e o papel das instituições e da comunidade na prevenção.
Confira a programação:
25/08 (Abertura)
9h – Amarante
15h – Senador La Roque
26/08
9h – Ribeirãozinho
15h – Davinópolis
19h30 – Imperatriz
27/08
9h – Itinga
15h – São Pedro da Água Branca
28/08
9h – São João do Paraíso
15h – Lajeado
29/08 (Encerramento)
9h – Campestre
15h – Carolina