Após mais de dois meses, 1º Curso de Rotam chega ao fim com 33 policiais capacitados

Solenidade de encerramento do curso foi realizada no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão. Entre os formandos está a primeira mulher a integrar a Rotam.

Trinta e três militares concluíram, nesta quinta-feira (22), o 1º Curso Operacional de Rondas Ostensivas Tático Móvel – Rotam. Dentre eles, a primeira mulher a integrar a unidade de elite da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). A formatura aconteceu no Quartel do Comando Geral, no Calhau, em São Luís.

O comandante-geral da PMMA, coronel Pitágoras Nunes, destacou que o curso é mais um investimento do governador Carlos Brandão. “A capacitação e qualificação de nossa tropa é uma inciativa contínua e segue uma determinação do nosso governador e do secretário Maurício Martins. Tenho certeza de que o trabalho da Rotam será ainda melhor a partir de hoje”.

Iniciado em 10 de março deste ano, o curso teve como principal objetivo habilitar os policiais para atuarem em situações de alta complexidade, fortalecendo a capacidade de resposta tática nas mais diversas ocorrências de risco, com foco na preservação da ordem pública e na segurança da sociedade.

“O curso entra para a história da polícia do maranhão. Nós só temos a agradecer a todas as autoridades por fazer esse sonho se tornar realidade”, ressaltou o major Orlando Frazção, comandante da Rotam.

A turma, que reuniu militares também dos estados do Piauí e do Paraná, fez história ao contar com a primeira mulher formada no curso da Rotam no Maranhão: a Cabo PM Amanda Vanylla Seixas Ferreira, conhecida na tropa como cabo Seixas, agora torna-se a primeira mulher “raiada” da corporação, termo que identifica os policiais pertencentes à Rotam.

“É uma satisfação muito grande ser uma guardiã da doutrina de Rotam. Foram 70 dias de intenso treinamento físico, mental, emocional e intelectual, onde tive que superar barreiras e obstáculos para alcançar o meu objetivo. Espero desempenhar com excelência essa missão”, pontuou a cabo Seixas.

Mais sobre o curso

As instruções foram realizadas em São Luís, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (CFAP), e em unidades especializadas de policiamento. A programação também incluiu visitas técnicas às unidades da Rotam das Polícias Militares do Distrito Federal e do Tocantins, além de estágio prático operacional na Rotam da Polícia Militar de Goiás, referência nacional na atuação tática. Os formandos receberam ainda instruções com a Força Nacional de Segurança Pública, ampliando a visão integrada e interestadual da atuação policial especializada.

Os 33 policiais (de um total de 70 inscritos) concluíram com êxito todas as etapas do curso, reconhecido pelo elevado nível de exigência e pela excelência na preparação técnica e tática. A formação teve duração de 70 dias, com instruções rigorosas que demandaram disciplina, resistência física e emocional, comprometimento e espírito de equipe, características indispensáveis ao desempenho das atividades de patrulhamento operacional, combate ao crime e gerenciamento de crises.

Rotam

O Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel é uma unidade operacional especializada da Polícia Militar do Maranhão, considerada força de pronto-emprego em atividades de patrulhamento tático e reserva tática do Comando-Geral da Corporação.