RPMont reabre Centro de Equoterapia e atividades voltarão a ser realizadas no Comando Geral da Polícia Militar

ASCOM-SSP

A Polícia Militar do Maranhão, por meio do 1º Regimento de Polícia Montada – 1ºRPMont (Cavalaria), realizou, na manhã desta segunda-feira (02), o atendimento no Centro de Equoterapia, localizado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar.

A solenidade de reabertura das atividades da equoterapia contou com a participação do comandante do 1º RPMont, Major Soares Júnior, e do Centro de Equoterapia, Capitão Alexsandro Ramalho, além da presença do Coronel Sodré, comandante do CME.


Os trabalhos do centro de equoterapia estavam suspensos em cumprimento aos protocolos e normas sanitárias estabelecidas em decretos do governo do estado em prevenção ao covid-19.

O comandante do RPMont, Major Soares Junior, destacou a importância da volta das atividades no centro.

“A expectativa para o retorno das atividades no centro estava muito grande, já que a terapia atende a um grupo especial e que necessita desse serviço. E com a liberação de diversas atividades por parte do Governo do Estado, conseguimos voltar às nossas atividades”, afirmou.

O Comandante falou ainda do retorno das atividades no centro, que passou por melhorias.

“Nesse período aproveitamos para realizar melhorias nas instalações para que possamos ofertar a terapia com ainda mais qualidade aos nossos praticantes, e contando sempre com a dedicação dos nossos policiais e servidores civis que se empenham sempre no cumprimento de suas funções”, disse.


Os alunos praticantes da Equoterapia são atendidos por policiais militares com formação em fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e equitador (guia). O quadro também conta com voluntários assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos e uma médica neurologista.

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades educacionais especiais.