ASCOM-SSP
Com o objetivo de combater possíveis ações criminosas, o 10º Batalhão de Polícia Militar intensificou ações preventivas e ostensivas no município de Pinheiro e área de atuação do batalhão. Com o uso de viaturas, motocicletas e até um drone, os agentes reforçaram o policiamento em pontos estratégicos realizando barreiras, abordagens e ações de presença.
Dentre as medidas implementadas pela unidade, está a Operação Saturação, com o apoio do Grupo de Operações Especiais, no qual os policiais realizam abordagens com o intuito de apreender armas e entorpecentes e inibir ações de roubo ou furto de veículo.
Para ações em áreas de difícil acesso, reconhecimento prévio do terreno em operações, acompanhamento aéreo em cumprimento de mandado de prisões e obtenção de informações de inteligência, o batalhão dispõe do aeropatrulhamento com utilização de aeronave remotamente pilotada, drone, que auxilia nas ações policiais.
Além do município de Pinheiro, onde fica localizado a sede do batalhão, o 10º BPM atua também São Bento, Bacurituba, Peri-mirim, Palmeirandia, Presidente Sarney, Pedro do Rosário, Santa Helena, Turilandia, Turiaçu, Bequimão e Alcântara, onde conta com dois postos, um na cidade e outro no Terminal Hidroviário do Cujupe.
Lei Seca
Para inibir o consumo de álcool por parte de motorista e motociclistas o batalhão realiza ainda, durante os fins de semana, ações da Operação Lei Seca nos principais corredores viários da região. Nesses locais, os policiais realizam barreiras e fiscalizam o consumo de álcool por quem trafega nesses locais.
Balanço
O resultado das ações é que desde o início do ano, o batalhão já apreendeu mais de 100 armas de fogo, 66 armas brancas, 4 kg de maconha, quase 2kg de crack, além de já terem recuperado 83 veículos roubados ou furtados na região.
Ainda de acordo com o levantamento realizado pela unidade, de janeiro a maio deste ano, mais de 600 pessoas já foram encaminhadas à Delegacia de Polícia em situação de flagrante.