Secretário de Segurança e o Comandante Geral da PM entregam 1º Batalhão Escolar da Polícia Militar
Por: Mauro Wagner – ASCOM-SSPMA
Viabilizando ações voltadas para o comprometimento no ensino escolar onde envolvem o ensino e a segurança escolar, fora inaugurado na tarde desta sexta-feira (24), o primeiro Batalhão Escolar da Polícia Militar. O Batalhão Escolar atende a comunidade escolar incidindo em ações educacionais e preventivas, obtendo como base guia, a estratégia ordeira da Polícia Militar. Resultando em respeito e interação entre a comunidade e a polícia.
O 1º Batalhão Escolar da Polícia Militar (1º BEPM), inaugurou na tarde desta sexta-feira (24), por volta das 15h, na Rua Carlos Macieira, localizado no bairro do São Francisco. onde contou com a presença de várias autoridades, dentre elas o Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela; Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Ismael de Sousa Fonsêca; Deputada Estadual, Helena Duailibe; Deputado Estadual Antônio Pereira; Promotor de Defesa da Educação, Paulo Avelar e demais autoridades.
Polícia Militar e as escolas em prol de ações preventivas
As diretrizes do Batalhão Escolar advêm nos mesmos moldes do Grupo Especial de Apoio às Escolas (Geape), onde mantinha um contato importante entre as escolas e a Polícia Militar. Com uma nova roupagem, o Geape passou a ser conhecida, como Ronda Escolar, tendo à frente, a Comandante do Comando de Segurança Comunitária (CSC), Cel. PM Maria Augusta de Andrade Ribeiro e o Comandante do 1º Batalhão Escolar da PMMA (1º BEPM), tenente coronel José Maria Aires Neto. Uma das característica importante dessa parceria entre a Polícia Militar e as escolas, consiste em ações preventivas, com o objetivo voltada para uma educação mais consistente, no quesito respeito, como exerce a estratégia da Polícia Militar. Há uma interação da Polícia Militar com a Comunidade Escolar, onde as dificuldades e problemas, são expostos de forma preventiva, estabelecendo assim, um preparo para que o aluno possa conhecer prematuramente os problemas vivenciados na sociedade.
Os alunos do Batalhão escolar identificarão os principais problemas e riscos, com os quais os jovens não podem conviver na sociedade. A problemática do dia a dia, como a violência doméstica; o abuso de crianças e adolescentes; o tráfico de entorpecentes; bullying e outros. A parceria entre a Polícia Militar e as escolas, permitirão com que os alunos possam adquirir o conhecimento e a pronta resposta, para que os jovens não possam ser vitimados com a criminalidade cruel, imposta por criminosos na sociedade.
Presente no evento, o Secretário de Segurança, Jefferson Portela, deu as boas-vindas aos presentes e parabenizou a grande ação em prol dos futuros alunos, os quais contarão com essa grande parceria com a Polícia Militar. “É de extrema importância este momento para com a proteção da educação do nosso Estado. Essa aliança, entre professores, advogados, delegados, deputados, policiais militares, sociedade civil organizada, Nós iremos construir as bases para um futuro melhor para todas as gerações do Maranhão. A de hoje e as que ainda virão”, ponderou o secretário. Durante o evento, a Comandante de Segurança Comunitária, Cel. Maria Augusta Ribeiro, repassou as presentes, que. “Estamos entregando com muita alegria, o 1º Batalhão Escolar. É uma grande conquista para todos. Quero parabenizar toda a equipe do Batalhão Escolar, ao Ten. Coronel José Maria Aires Neto, o qual assumiu a grande missão do 1º Batalhão Escolar”.
Presentes ainda na solenidade de inauguração, o Subcomandante Geral da PMMA, Cel. Pedro Ribeiro; Subchefe do Estado Maior/PM, Cel. Eurico Alves; demais Comandantes, Policiais Civis; Secretário Municipal de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro; Diretora da Escola C.E. Desembargador Sarney, Rosana Gomes Mendes e a sociedade civil organizada.