A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, por meio do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) promoveu, na tarde desta segunda-feira (18), a primeira reunião com os membros do conselho para debater mecanismos de prevenção e combate a acidentes de trânsito em todo o estado.
Na reunião, foi explanado o planejamento das ações que devem ser colocadas em prática nos próximos meses. Entre as medidas, a da criação de um jornal informativo do Conselho, que terá objetivo sócio educativo e circulará durante os 90 dias que antecedem a campanha. O informativo, que não descartará o combate à criminalidade, terá como foco principal diminuir o alto índice de mortes nas avenidas e estradas do Maranhão.
Na ocasião o secretário Jeferson Portela, que também ocupa o cargo de presidente nato do Conselho, informou que não medirá esforços para promover uma campanha de tolerância zero, que vise inibir e tirar de circulação aqueles que agem na contramão das leis de trânsito.
Trata-se de um projeto de ação integrada, com a participação da Policia Rodoviária Federal, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), da Companhia de Polícia Militar Rodoviário Independente (CPRVind) e demais órgãos do setor, e será realizado no mês de novembro.
O encontro ainda contou com as presenças do Subcomandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, Coronel Luongo; do Diretor da Academia da Polícia Militar do Estado, Coronel Raimundo Sá e demais autoridades membras do conselho.
Anselmo Oliveira/SSP