Secretário Sílvio Leite apresenta atualização e novas funcionalidades do Salve Maria Maranhão à imprensa
Em evento realizado na manhã da última terça-feira (1º), o secretário da SSP, coronel QOPM Sílvio Leite, acompanhado da coordenadora estadual das Patrulhas Maria da Penha, tc Edhyelem Santos, e da delegada Tainara Cunha, apresentou à imprensa a nova atualização e expansão do aplicativo Salve Maria Maranhão.
A apresentação ocorreu no auditório do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) e os jornalistas puderam acompanhar a atuação do Sistema de Segurança Pública com o aplicativo, além de tirar dúvidas.
Durante a apresentação o secretário Sílvio Leite defendeu a importância do aplicativo e do trabalho realizado pelas equipes da SSP.
“Todas essas mulheres que foram ou que estão sendo acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha, nenhuma delas foi vítima de feminicídio. Isso demonstra a eficácia, o comprometimento e a dedicação de todos que trabalham nesta rede” afirmou o secretário.
“Mesmo que a mulher não tenha medida protetiva, ela pode utilizar o aplicativo Salve Maria”, reforçou a da coordenadora estadual das Patrulhas Maria da Penha, tc Edhyelem Santos.
Já a delegada Tainara Cunha reforçou a importância de que as mulheres denunciem os casos de agressão. “Para chegar a denunciar, aquela situação de agressão precisa ser, muitas vezes, reiterada, e muitas vezes as mulheres não têm tempo para denunciarem e podem acabar perdendo a vida”, ponderou.
O Salve Maria Maranhão está em funcionamento há dois anos e foi desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, em parceria com a Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí.
Entre as novas atualizações, o Salve Maria Maranhão conta agora com georreferenciamento, que permite que as forças policiais acompanhem, em tempo real, a localização da vítima, após serem acionadas.
O aplicativo passou a armazenar também uma fotografia da mulher, que será pedida no momento do cadastro. A foto servirá para identificar a mulher e será usada pelas forças policiais para agilizar o reconhecimento da vítima.
Outra nova ferramenta é a possibilidade que mulheres vítimas ou terceiros que tenham conhecimento de algum caso de violência de gênero, realizem denúncias desse tipo de crime. Para que isso ocorra, a pessoa precisa realizar um relato do fato com imagens, se possível.
Além dessas atualizações, outras funcionalidades importantes continuam em funcionamento como o botão de segurança, que em caso de emergência, ao ser acionado, entra em contato direto com o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) da SSP, que encaminhará, de forma prioritária, atendimento policial ao local.
O aplicativo, que está disponível tanto para Android quanto para IOS, é gratuito e atende atualmente aos municípios de São Luís, Raposa, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Pedreiras, Trizidela do Vale, Timon, Caxias, Açailância e Imperatriz.