Secretário Jefferson Portela participa da solenidade de entrega do Espadim a cadetes da Polícia Militar

O Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, participou no fim da tarde desta sexta-feira (08), no Comando Geral da Polícia Militar, a solenidade de Entrega do Espadim Tiradentes aos cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO).


Participaram do evento o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Pedro Ribeiro, o Subcomandante da PMMA, Coronel Marcus da Silva, Comandante da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias, Tenente-Coronel Anderson Fernando Holanda Maciel, dentre outras autoridades civis e militares, além dos amigos e familiares dos cadetes.


A solenidade de entrega do Espadim Tiradentes marca o momento em que os cadetes do 1º ano do CFO recebem o Espadim, símbolo da dignidade, da honra e do compromisso à Polícia Militar do Maranhão e à sociedade maranhense.

O Espadim é utilizado durante o transcorrer do curso, como símbolo da autoridade, da honra e da dignidade, em reverência e culto à memória do mártir da Inconfidência Mineira, o Alferes da Tropa de Cavalaria de Minas Gerais, Joaquim José da Silva Xavier, cognominado “Tiradentes”, que lutou em busca da justiça e da liberdade da pátria e que foi homenageado como Patrono das Polícias do Brasil.


Em sua fala, o Secretário destacou a importância desse momento para os cadetes.

“Esse evento marca não só a entrega de um símbolo militar para vocês, mas também reafirma o compromisso dos senhores com a sociedade maranhenses, que vocês juraram defender e cuidar. Então que os senhores busquem sempre cuidar daqueles mais precisam da Polícia Militar e que combatam com firmeza as injustiças e o crime”, afirmou.


Durante o evento, foi realizado também a cerimônia de passagem de luvas, que é um rito tradicional que aproxima o cadete da conclusão do curso.

Ao final de cada ano, o aluno recebe em sua luva uma barra dourada, simbolizando mais responsabilidade e proximidade com o Aspirantado.

Ao totalizar quatro barras o cadete estará a um degrau de receber a estrela dourada, findando assim sua vida como aluno e iniciando sua vida como oficial da Polícia Militar do Maranhão. Foto: Nilson Figueiredo