Secretário de Segurança recebe o Coletivo de Meninas da macrorregião da Cidade Operária e Cidade Olímpica visando melhorias na região
TEXTO: ASCOM-SSP
Pontuando em ações pela segurança pública, o Secretário de Segurança do Maranhão Leonardo do Nascimento Diniz, recebeu no final da manhã desta segunda-feira (07), o Coletivo de Meninas da macrorregião da Cidade Operária e Cidade Olímpica, o qual expuseram por meio de uma carta, o relato de dificuldades e insatisfações na região. Nesse sentido, o Coletivo de Meninas idealizou a “Carta Demanda do Projeto Menina Cidadã”, visando melhorias no quesito segurança, educação, saúde e infraestrutura. O Secretário de Segurança, ouviu atentamente o grupo e pontuou ajudar para que as dificuldades relatadas sejam sanadas.
Na ênfase, o Coletivo de Meninas tenta buscar diminuir a problemática da desigualdade social, falta de informação, feminicídio, acesso a educação, machismo, violência de gênero, desigualdade de raça e outras questões que afetam os dois bairros. O grupo tem como foco principal, obter resultados e melhorias nas políticas públicas voltadas para as meninas e também para a população em geral.
Após o encontro no gabinete, o Secretário de Segurança considerou em ajudar para resolver os problemas relatados pelo Coletivo de Meninas da macrorregião da Cidade Operária e Cidade Olímpica. O referido Coletivo de Meninas conta com cerca de 30 participantes e, durante a visita, contou ainda com a presença da chefe do escritório da Unicef no Maranhão, Ofélia Silva e da Ouvidora da SSP, Elivânia Estrela.
O projeto Menina Cidadã surgiu como uma iniciativa de fortalecer o protagonismo das meninas, valorizando as suas lideranças e as suas opiniões e conquistas dentro da comunidade. Incluindo nesse quesito, as políticas públicas. As meninas do projeto Menina Cidadã falam sobre segurança, educação, saúde e seus direitos básicos, os quais são violados no seu dia a dia. O Coletivo de Meninas tem somado ações dentro das regiões citadas.
“Já fomos recebidas pelo Ministério Público e Defensoria Pública, para que esses parceiros possam ajudar para que nossos direitos não sejam violados. A carta foi idealizada a partir de um questionário, objetivando em melhorias e perspectivas para que nossos direitos possam ser garantidos. A Carta de Demanda fora entregue também para o Ministério Público, Defensoria Pública e agora na Secretaria de Segurança. Todos com demandas diferenciadas, mas com apenas um foco, garantir principalmente o direito constituído para nós mulheres”, destacou a representante do Coletivo de Meninas.
O Secretário de Segurança pontuou ainda, que ao receber o Coletivo de Meninas foram apresentadas questões dos jovens, adolescentes e mulheres da região. “Nos trouxeram relatos do dia a dia e como a segurança pública poderá a vir a contribuir cada vez mais. Aconteceu um diálogo importante, onde foram pontuadas também melhorias em prol dos cidadãos da região.”