Programa Pacto pela Paz realiza café da manhã pela valorização das políticas públicas e reencontro de conselheiros comunitários
SSP-Ascom Texto: Mauro Wagner
Em forma de agradecimento, O Programa Pacto pela Paz realizou na manhã desta sexta-feira (11), um café da manhã no auditório Leofredo Ramos, localizado na Secretaria de Segurança Pública. O ato de agradecimento é pelas bênçãos alcançadas e pelas ações realizadas às comunidades. Fora realizado no início do evento, a pedido do mestre de cerimônia, um minuto de silêncio pela passagem da Conselheira Comunitária do Pacto pela Paz, Terezinha do Guaraná, a qual passou deste plano terrestre, para o plano espiritual. Ela fora uma grande defensora da implantação do projeto na região da Raposa/MA. Participaram diversos presidentes dos Conselhos Comunitários da região metropolitana de São Luís e do interior.
O café da manhã fora organizado pela equipe do Programa Pacto pela Paz, na pessoa do Presidente Executivo, Dicival Gonçalves. Presente também, o Secretário de Segurança Jefferson Portela e demais autoridades. Durante o encontro, a equipe do Pacto pela Paz discorreu acerca das melhorias realizada entre o Projeto Pacto Pela Paz e as forças de segurança. Ladeados foram importantes para a diminuição das ações de crimes na capital, região metropolitana e nos demais municípios maranhenses. Na oportunidade a equipe do Pacto pela Paz demonstrou por meio de uma estatística, a redução da criminalidade, tanto no tocante aos crimes de CVLI, os quais são ao Crimes Violentos Letais Intencionais, como na redução dos crimes contra o tráfico de entorpecentes. Incutindo também, no grande número de apreensões de armas de fogo.
Durante a solenidade o Presidente Executivo do Pacto pela Paz reiterou o compromisso do programa em ser o braço forte entre o governo estadual e as comunidades. Ele ressaltou, que “Os Conselhos Comunitários do Programa Pacto Pela Paz exercem um papel fundamental com a comunidade, pois é o elo que fortifica na união entre o poder público com a comunidade, advindo interação entre ambas as partes. O Programa Pacto pela Paz, incide na valorização das políticas públicas, nas áreas de segurança, saúde, cidadania, infraestrutura, saneamento básico, entre outras. O Programa do Pacto Pela Paz foi criado pela Lei de número 10.387, dia 21 de dezembro de 2015, objetivando na redução das desigualdades sociais. O Programa Pacto da Paz é um exemplo de conduta e de prática. O pacto da Paz é um palco da vida civil, conclui-o”.
O secretário de Segurança Pública Jefferson Portela, presente no evento, destacou, que “Estivemos nesta manhã uma reunião com os dirigentes do Sistema de Segurança com os nossos conselheiros do Pacto pela Paz, tanto os que trabalham nas cidades da região metropolitana, quanto os que trabalham no interior do estado. Uma manhã importante, porque podemos analisar as coisas que aconteceram e as que não aconteceram, diante das dificuldades da pandemia em 2020. E projetamos ações fortes para 2021, tanto para avançar de acordo com o calendário previsto, como para recuperar o que deixou de ser feito em 2010. É muito importante porque não é só uma reunião de trabalho é um encontro da alegria, rever os colegas que estão aí nos bairros, nas cidades, trabalhando pela paz social. É uma parada que damos para o reencontro. Saiu daqui muito feliz e animado, para continuar o trabalho do Pacto pela Paz em 2022”.
Presentes também na solenidade, Secretário Adjunto da SSP, Leonardo Diniz; Comandante do Corpo de Bombeiros, Célio Roberto; Perito Geral da Perícia Oficial, Miguel Alves; A Deputada Estadual, Ana do Gás e demais autoridades. O Comandante do CPM, Cel, Aritanã, e o Delegado de São José de Ribamar, Jader Alves e demais autoridades.