Em videoconferência, secretário de Segurança, Jefferson Portela, participa de lançamento do aplicativo “Salve Maria” em Imperatriz

Texto: Renato Costa/Ascom-SSP

O Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, participou na manhã desta segunda-feira (08) de uma videoconferência para lançamento do aplicativo “Salve Maria” em Imperatriz. A apresentação do aplicativo foi realizado pela delegada Especial da Mulher de Imperatriz, Verônica Ferreira, que participou da implantação do projeto no município.

O evento, realizado em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda, contou com a participação de autoridades da área de segurança Pública do Maranhão e dos demais órgãos que trabalham na proteção e defesa dos direitos das Mulheres no estado, além da sociedade civil.

Durante a sua fala, o secretário Jefferson Portela reconheceu a importância do aplicativo no combate à violência doméstica no Maranhão.

“Nós precisamos entender que essa mulher vítima de violência doméstica precisa se sentir confortável para buscar os órgãos de Segurança Pública, com a certeza de que terá o atendimento necessário e uma resposta efetiva diante daquela violência. Então esse aplicativo é mais uma arma para que o Estado por um lado consiga atender de forma mais efetiva essa mulher, que está em situação de vulnerabilidade, e por outro seja firme e rápido nas respostas a esses agressores, para que não saiam de forma alguma impune de seus crimes”.

Já a delegada Verônica agradeceu ao empenho da SSP no fortalecimento das ações voltadas a proteção da mulher.

“Primeiramente queria agradecer a todo do Sistema de Segurança Pública do Maranhão, na pessoa do senhor secretário, e que abraçou a luta na defesa dos direitos das mulheres e que, por meio de diversas ações, vem trabalhando para cada vez mais garantir que essas mulheres se sintam seguras para denunciar esse tipo de violência. O aplicativo tem se mostrado extremamente efetivo na Grande São Luís, onde já funciona, e agora certamente será mais uma ação em favor da mulher, principalmente durante esses meses de confinamento, em que muitas se tornaram mais suscetíveis a serem vítimas de uma violência doméstica em Imperatriz, algo sentindo pelos órgãos que atuam junto a elas”, enfatizou.

Desde agosto, a Delegacia da Mulher de Imperatriz funciona na casa da Mulher Maranhense, que reúne todos os órgãos de proteção à mulher, realizando todo o atendimento necessário e psicossocial para as mulheres.

“Salve Maria”

O aplicativo usa uma tecnologia de georreferenciamento para conseguir localizar a mulher e assim, encaminhar imediatamente o apoio policial. O aplicativo é gratuito e está disponível para todos os celulares Android. Para utilizá-lo, a mulher precisará realizar um cadastramento prévio, e após isso, já estará apta a usar os recursos do aplicativo como o botão de emergência, que, ao ser acionado, encaminha uma mensagem com localização para o CIOPS, que encaminhará imediatamente uma viatura policial ao local.

Além do aplicativo, a Delegacia da Mulher do município disponibilizou o número (99) 98448 – 2836 para que as mulheres realizem denúncias via Whatsapp ou peçam apoio aos órgãos de segurança diante uma possível violência doméstica.

Veja: