Em encontro com a Rede de Proteção à Mulher, Secretário Jefferson Portela traça ações para combate à violência doméstica e feminicídio no Maranhão

Texto: Renato Costa/Ascom-SSP

Com o objetivo de alinhar as ações de combate, prevenção e acolhimento a mulheres vítimas de violência doméstica no Maranhão, o Secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, se reuniu na manhã desta terça-feira (06), em seu gabinete, com a equipe que compõe a Rede Estadual de Assistência à Mulher do Maranhão.

O encontro contou com a participação da Diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena; da Coordenadora das Delegacias da Mulher no Maranhão, Delegada Kazumi Tanaka; da Delegada do Departamento de Feminicídio, Wanda Moura, do Perito Geral de Natureza Criminal, Miguel Alves; da Coordenadora de Perícia da Grande Ilha, Anne Kelly Veiga; da Assessora Especial da Direção Geral de Perícia, Perita Gislen Pinheiro; e da Comandante da Patrulha Maria da Penha, Coronel Augusta Andrade.

Durante a reunião, foi realizado um balanço acerca das ações realizadas pela rede, que foi responsável por acompanhar e solucionar crimes de repercussão como o homicídio da publicitária Mariana Costa e que resultou na condenação do autor do crime, Lucas Porto. No encontro foram traçadas ainda, as próximas ações para o combate à violência doméstica, como a expansão de unidades da Patrulha Maria da Penha para municípios do interior do Estado.

O Maranhão é pioneiro em iniciativas de combate à violência doméstica e feminicídio no Brasil. O Estado é o único do país que conta com um Departamento de Feminicídio, que está subordinado à Superintendência de Homicídios e que tem, entre as suas atribuições, investigar os crimes de feminicídio tentados e consumados, tornando mais céleres e mais eficientes as investigações desses crimes.

O Estado é também um dos poucos do país, que conta com uma Coordenação das Delegacias da Mulher, responsável por monitorar e acompanhar especificamente os casos envolvendo violência doméstica e feminicídio, além da Patrulha Maria da Penha, que garante segurança ás mulheres vítimas de violências ou que estejam com medida protetiva.

Em sua fala, o Secretário Jefferson Portela, ressaltou a importância da Rede e do combate a esses crimes no Maranhão.

“Esse é um crime que não pode ficar entre quatro paredes e por isso o Sistema de Segurança Pública, por meio da atuação da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeirios e da Perícia Oficial estão de prontidão para combater qualquer tipo de crime contra as mulheres. Peço a todos os homens e mulheres de bem que nos ajudem a impedir a ocorrência desses delitos, informando e procurando essa rede sempre que houver qualquer crime de natureza doméstica”, afirmou.