Coronel Wallace Amorim é o novo comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão

Anúncio foi feito pelo governador Carlos Brandão, após reunião com cúpula da Segurança Pública.

O governador Carlos Brandão oficializou o novo comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, durante uma reunião com o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins e os comandos das polícias Militar e Civil, no Palácio dos Leões, no fim dessa quarta-feira (27). A partir de agora, o coronel Wallace Amorim estará à frente da corporação, em substituição ao coronel Pitágoras Nunes.

“Informo que o coronel Wallace Amorim assume o comando-geral da Polícia Militar do Maranhão, dando continuidade ao firme trabalho de combate ao crime, realizado pelo coronel Pitágoras Nunes, durante o tempo em que esteve à frente da corporação. Nossas forças de segurança não irão se intimidar e não mediremos esforços para enfrentar a criminalidade”, anunciou o governador do Maranhão nas redes sociais.

Wallace Gleydison Amorim de Sousa era diretor do CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança), órgão da Secretaria de Estado da Segurança Pública que, nos últimos anos, tem se destacado pela utilização de ferramentas tecnológicas e de inteligência artificial voltadas à prevenção e ao combate ao crime.

Especialista em Segurança Pública, é graduado em Segurança Pública pela Universidade Estadual do Maranhão (Curso de Formação de Oficiais) e bacharel em Direito pela Faculdade do Maranhão (FACAM).

Ingressou na Polícia Militar em 1997 e, ao longo de quase três décadas de carreira, exerceu funções de comando, gestão e operações em diversas unidades da PMMA, tanto na capital quanto no interior do estado. Atuou na Força Tática, no Batalhão de Policiamento Rodoviário, no Batalhão de Turismo, na Academia de Polícia Militar e como comandante da Força Estadual de Segurança Pública (FEISP). Também integrou a Força Nacional de Segurança Pública, no Rio de Janeiro, e o Gabinete Militar do Governo do Maranhão.

Em 2022, antes de assumir o comando do Ciops, ocupou o cargo de Subsecretário de Segurança Pública do Estado.

Reconhecido por sua dedicação e trabalho, recebeu diversas honrarias, dentro e fora do estado, Reconhecido por sua dedicação, recebeu diversas honrarias, como a Medalha Mérito Policial Civil Pontes de Miranda (2024), a Medalha Policial Militar do Piauí (2023) e a Medalha Mérito Militar do Alto Comando Hermelindo Gusmão Castelo Branco (2022), entre outras condecorações estaduais e municipais.