Com integração e efetividade, Força Estadual Integrada de Segurança Pública já está atuando nos municípios maranhenses
Texto: Renato Costa/Ascom-SSP
Com o objetivo de combater ações criminosas por meio de pronta intervenção integrada entre os órgãos de segurança Pública do Maranhão, a Força Estadual Integrada de Segurança Pública do Maranhão já está atuando em municípios do interior do estado.
Composta 34 policiais militares, 5 policiais civis e 9 bombeiros militares, os agentes receberam treinamento especial para uma ação conjunta e incisiva principalmente contra organizações criminosas que agem no Maranhão.
Os agentes agirão em diversas frentes como o planejamento e execução das operações de prevenção, repressão, mas também de investigação de crimes e também em ações de salvamento e defesa civil, atuando em conjunto com as demais forças de segurança dos respectivos municípios.
A Força Estadual conta com três coordenadores, sendo um da Polícia Militar, outro da Polícia Civil e outro do Corpo de Bombeiros, que serão responsáveis por articular e executas as ações e operações de forma integrada.
Durante a implantação da Fiesp, realizada há pouco mais de um mês, o secretário Jefferson Portela destacou o pioneirismo da criação da unidade.
“A Força Estadual é uma unidade que veio para ficar e para ser exemplo em todo o país, não só por sua ação integrada envolvendo as forças de segurança, como também pelas ações de combate à criminalidade em todo o Maranhão. A unidade terá total autonomia para agir, sempre que for necessário, em qualquer um dos 217 municípios maranhenses buscando sempre uma resposta rápida e eficiente”, afirmou.