A SSP por meio do Departamento de Assistência e Apoio Biopsicosocial participou da Campanha Setembro Amarelo no Centro Histórico
SSP-Ascom
Dando ênfase nas ações pela prevenção contra a prática de suicídio e automutilação, o Departamento Biopsicosocial da Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA) participou conjuntamente com o Ministério Público, Rede de Saúde Mental e Sociedade Civil, da Ação “Setembro Amarelo”, com múltiplas atividades no Centro Histórico. O evento aconteceu na Terça-feira (10).
O evento de prevenção contra a prática de suicídio e automutilação realizado pelo Ministério Público do Maranhão e parceiros, entre os quais, o Departamento de Assistência e Apoio Biopsicossocial (SSP/MA), realizaram múltiplas atividades no Centro Histórico de São Luis/MA. As ações de prevenção contra o suicídio, aconteceram com o intuito de chamar a atenção da população em geral sobre o tema, realizou-se no dia (10 em alusão ao Setembro Amarelo), data eleita como o dia Mundial de Prevenção contra o Suicídio.
Durante a ação foi relatado que apesar da expressiva incidência de casos, o suicídio ainda é um tema complexo a ser tratado, além de um grave problema de saúde pública. Sua prevenção e controle não são tarefas fáceis e envolvem esforços multidisciplinares, a exemplo dos profissionais de saúde, educadores, serviço social, governo, famílias, comunidades, entre outros.
Importante frisar que, não há um perfil exato do indivíduo em situação de sofrimento, mas alguns sinais, devem ser observados por familiares e amigos próximos como: aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais por pelo menos, duas semanas; preocupação com a própria morte ou falta de esperança; expressão de ideias ou intenções suicidas e o isolamento.
DADOS IMPORTANTES
Segundo informações da Organização Mundial de Saúde, no ano de 2016 o suicídio foi responsável por 1,4% das mortes no mundo, ou seja, por ano, 800 mil pessoas tiram a própria vida. São números alarmantes!
No Brasil, por ano, cerca de 11 mil pessoas recorrem ao suicídio. É a terceira maior causa de morte nos homens com idade entre 15 e 29 anos, e a 8° maior causa de morte nas mulheres na mesma faixa etária.
Neste sentido, precisamos estar atentos as dores da alma, nossas e dos nossos semelhantes. Unir forças para prevenir o suicídio e automutilação. Darmos as mãos a Rede do Bem.
Participaram do evento, por meio do Biopsicosocial, a Chefe do Dep. Giovanna Pelella (Assistente Social), a Assistente Social Mirela Feitosa, a Enfermeira Tathiana Silvestre, as Técnicas Administrativas: Nilza dos Santos, Andreylla Oliveira e a Estagiária de Serviço Social Stefany Barros.
Estiveram presentes na realização do evento no Centro Histórico, enquanto parceiros, dentre outros: o Governo do Estado do Maranhão e suas Secretarias, Prefeitura Municipal de São Luís e suas Secretarias, a Assembléia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça, Câmara de Vereadores, Defensoria Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) etc.