Polícia Militar prende integrantes de facção e apreende arsenal de armas de fogo em operação contra o crime em Buriti e Brejo

A Polícia Militar apreendeu um arsenal de armas de fogo, incluindo fuzis semi-automáticos, pistolas e munições, durante uma operação realizada nesta quarta-feira (15) nos municípios de Buriti e Brejo, região Leste do Maranhão. Cinco suspeitos foram presos em flagrante, todos integrantes de facção criminosa. Dois deles foram capturados em Buriti e três, entre eles uma mulher, no município de Brejo.

Entre os materiais apreendidos estão dois fuzis semiautomáticos calibre 5.56, sendo um deles sem numeração; duas pistolas (uma G3 e uma TS9) e duas armas de fabricação caseira, tipo “bate-bucha”.

Também foram apreendidos quatro carregadores de fuzis, cinco carregadores de pistola, 134 munições de calibres 5.56mm e 9mm, sendo 17 deflagradas, além de três coletes balísticos sem numeração. No local, a Polícia Militar apreendeu ainda seis celulares, aproximadamente um quilo de crack e maconha e uma motocicleta utilizada pelo grupo.

Participaram da operação cerca de 20 policiais militares dos batalhões de Buriti (44º BPM) e Brejo (16º BPM), com apoio de equipes dos municípios de Milagres do Maranhão e Santa Quitéria.

A ofensiva que desarticulou o grupo criminoso teve início após a captura, em Buriti, de dois suspeitos flagrados portando armas de fabricação artesanal. Eles trafegavam em uma motocicleta quando foram abordados e detidos. Na ocasião, confessaram a existência de mais armas no imóvel onde residiam, no município de Brejo, incluindo os dois fuzis apreendidos.

O material, segundo investigações policiais, teria sido utilizado em assaltos a instituições financeiras. Com o reforço de outras unidades, a Polícia Militar montou um cerco ao imóvel indicado, resultando na apreensão do arsenal e na prisão de outros três integrantes da organização criminosa, além da apreensão de entorpecentes.

Os cinco presos e todo o material apreendido foram apresentados nas Delegacias de Buriti, onde permanecerão à disposição da Justiça.