Maranhão encerra primeiro semestre de 2025 com queda de 20% de casos de latrocínio e redução expressiva dos crimes patrimoniais

O Maranhão fechou o primeiro semestre de 2025 com redução de 20% nos casos de latrocínio – roubo seguido de morte – em relação ao mesmo período do ano passado. A queda expressiva neste tipo de crime impulsionou a retração geral dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no estado, que tiveram recuo de aproximadamente 6%, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA).

Os homicídios dolosos (quando há intenção de matar) também acompanharam a tendência de queda, com redução exata de 6%, o que representa cerca de 60 ocorrências a menos. De janeiro a junho, os indicadores apontam diminuição consistente da violência letal em diversas regiões do estado.

“As reduções são reflexo direto dos investimentos que temos realizado na segurança pública, com apoio total do governador Carlos Brandão, somado ao empenho das nossas forças policiais, que estão nas ruas 24h atuando para a prevenção e repressão de todo e qualquer ato criminoso. A modernização das polícias com novas viaturas, estruturas, armamentos e equipamentos, a intensificação do policiamento, ações de inteligência e o empenho dos nossos profissionais têm feito a diferença”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.

Ao todo, Imperatriz e outras 11 regiões-polo do estado apresentaram queda nos índices de crimes violentos letais. Os dados da SSP-MA revelam redução consistente, com variações proporcionais à dinâmica de cada regional.

O município de Imperatriz teve desempenho de destaque. No primeiro semestre de 2025, o município reduziu em cerca de 62% os registros de Crimes Violentos Letais Intencionais. Nenhum caso de latrocínio ou feminicídio foi contabilizado no ano, consolidando um cenário de retração importante da violência letal na segunda maior cidade do estado.

Redução nos crimes patrimoniais

No mesmo período, o Maranhão também avançou no combate aos crimes patrimoniais, com destaque para os roubos de veículos e de celulares – ambos com queda de 42%. O roubo a comércio também apresentou retração expressiva, com redução de 26%. Já os roubos a pessoa e a residência recuaram 20% e 15%, respectivamente.

A Grande Ilha, composta pelos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, seguiu a tendência estadual e também apresentou bons resultados. O roubo de veículos caiu 51% na região. O roubo a comércio teve queda de 46% e o roubo a residência, 24%. Já os registros de roubo a pessoa caíram 18%, com diminuição mês a mês ao longo do semestre.

“Vamos seguir trabalhando para fortalecer ainda mais nossas ações. As novas viaturas, armamentos modernos, a capacitação contínua e as convocações de novos policiais, tanto civis quanto militares, reforçam nossa atuação e ajudam a garantir a segurança dos maranhenses”, completou o secretário Maurício Martins.

Os dados estatísticos da SSP-MA também apontam que o estado tem mantido desempenho positivo no enfrentamento ao roubo a coletivo, com retração consolidada nos meses de maio e junho.