Secretaria de Segurança Pública e Ministério da Justiça, por meio da Seopi viabilizam parceria para receber aparato tecnológico de última geração
TEXTO: ASCOM-SSP
A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão recebeu no fim da tarde desta quinta-feira (24), uma equipe do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi). A visita objetivou em uma visita técnica no sentido de que no Estado do Maranhão, possa haver a possibilidade de implantação de um aporte tecnológico de última geração com monitoramentos. São Luís pode ser escolhida para ceder dentro das instalações do prédio do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). Inicialmente serão investidos um aporte de mais de 2 milhões de investimentos.
O projeto tecnológico vai ajudar o Estado do Maranhão por meio de Brasília, com o Projeto de Expansão dos Centros Integrados de Comandos e Controles. Na ênfase, permitirá que o Estado possa fazer atuação integrada dos órgãos de segurança local, como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Guarda Municipal, Detran e outros, todos esses órgãos irão poder trabalhar no mesmo local. O diferencial é uma tecnologia de alta performance, para iniciar uma comunicação, uma sinergia entre o Estado e o Ministério da Justiça em Brasília.
Durante a visita técnica no prédio do Ciops, o Subsecretário de Segurança Pública, Wallace Amorim, relatou que “Recebemos na Secretaria de Segurança Pública, (SPP), os representantes do Secretaria de Operações Integradas (Seopi), onde temos entre eles o nosso ponto focal, que é o Tenente Coronel Bertoldo da Polícia Militar do Maranhão e o nosso representante Institucional da Secretaria de Segurança em Brasília. É uma parceria onde o Governo Federal tem com todos os estados. É um aporte de mais de 2 milhões de investimentos, em vídeo e salas de crises, onde alguns estados serão comtemplados e o Maranhão é um deles. São Luís receberá esse projeto sendo instalado dentro das instalações do prédio do Ciops. O Governo do Estado do Maranhão já investiu mais de 2 milhões também em reformas. Dentro do Ciops será montado um gabinete de crise, com vídeos walls, computadores e geradores para que possa a curto prazo ser iniciado esse projeto com o Seopi”, destacou o Subsecretário Adjunto.
Major Darlem, Gerente do Projeto de Expansão dos Centros Integrados de Comandos e Controles do Ministério da Justiça em Brasília, explicou, que “Estamos realizando uma visita técnica aqui no Estado do Maranhão, objetivando na possibilidade de implantação para que o Ministério da Justiça Possa entrar com um aporte tecnológico de última geração com monitoramentos, 20 estações de trabalho, 20 computadores, 04 computadores de alta performance, 04 notebooks, 12 telas de 20 telas de vídeos walls, com todo o sistema de sonorização e gerenciamento gráfico das telas independentes. É uma solução muito importante para a segurança do estado. Estamos muito convictos que o Maranhão após essa visita técnica, possa ter esse aval do Ministério da Justiça e receber esse aval tecnológico”, destacou.
Centros Integrados de Comandos e Controles do Ministério da Justiça em Brasília para o Maranhão
O Ciops do Maranhão recebe então um legado tecnológico, em que é fruto de um programa de expansão dos Centros Integrados de Comandos e Controles do Ministério da Justiça em Brasília, os quais já existem em algumas capitais e alguns municípios ao longo do país. Nesta oportunidade de visita técnica está sendo validada as instalações físicas do Ciops, a qual poderá receber o aparato tecnológico, o qual é um avanço tecnológico. O Centro Integrado tem a visão de operações integradas, possibilitando a integração inclusive com o Samu e forças inclusive federais, realizando uma integração e interação entre os mesmos para a solução de crises e decisões. A liderança institucional contará com um aparato tecnológico, melhorando, refinando o que já consta no Ciops. O objetivo é a tecnologia de ponta a qual receberá o Maranhão, por meio das instalações no Ciops.