SSP por meio da Acadepol finaliza o Curso de Inovações nos Procedimentos Investigativos de Crimes Contra a Vida

SSP-Ascom Texto: Mauro Wagner

Incidindo na capacitação dos policiais Civis e Militares, para atuarem de forma especializada na repressão aos crimes de homicídios, o qual é o principal indutor do indicador de criminalidade, foi encerrado na no final da tarde desta sexta-feira (20), por volta das 18hs, na Acadepol, do Curso de Inovações nos Procedimentos Investigativos de Crimes Contra a Vida. De um total de 39 alunos inscritos, destes, 31 participaram ativamente na data de 16 a 20 de setembro, nos período da manhã e tarde; recebendo no final a certificação de participação do importante curso.

Na ênfase, o curso proporciona conhecimentos das inovações havidas nos procedimentos investigativos de crimes contra a vida, no tocante a introdução de novas técnicas e ferramentas, visando a eficácia na persecução penal desses crimes e o consequente no aumento da elucidação e identificação da autoria do crime. O curso oferecido para os 30 policiais, visa tão somente, qualificar e favorecer o profissional para poder bem servir a sociedade. O curso com as suas disciplinas de importância ímpar, vem oferecer a experiência na elucidação aos crimes de homicídios, Sendo assim, fazer cair ainda mais, os indicadores de criminalidade.

Durante o Curso de Inovações nos Procedimentos Investigativos de Crimes Contra a Vida foi apresentado o conteúdo programático das disciplinas: Investigação de Local de Crime e Seguimento; Feminicídio; Inteligência; Fontes Abertas; Genética; Cadeia de Custódia; Quesitação; Papiloscopia; Balística e Exames Médicos Legais. As disciplinas foram ministradas pelos professores: Jefrey Paula Furtado (Delegado, com lotação na SHPP); Viviane Teixeira Azambuja (Delegada, com lotação no Departamento de Feminicídio); José Nilton Souza (Delegado, com lotação na SHPP; Odilardo Muniz Filho (Delegado, com lotação na Delegacia de Crimes Cibernéticos); Christiane Cutrim (Perita Criminal, com lotação no Instituto de Genética Forense-IGF); Robson Mourão Lopes (Perito Criminal, com lotação no Icrim); Erisvaldo Gasparino (Perito Criminal, com lotação no Ident); Joelkson Ribeiro (Perito Criminal, com lotação Ident); José Ribamar Wanderley Jr (Médico Legista, com lotação no IML.

Presentes no encerramento da solenidade do Curso de Inovações nos Procedimentos Investigativos de Crimes Contra a Vida, o Delegado Cristiano Moreira, Chefe de Departamento de Ensino da Acadepol, e o Diretor da Academia de Polícia Civil, o Delegado Aurélio Queiroz, o qual salientou durante o encerramento “É mais um curso ministrado pela Acadepol, um curso sobre as inovações da vida no âmbito das investigações dos crimes contra a vida, onde com essa sensibilidade e com foco na investigação, e na elucidação dos crimes, procuramos trazer o que há de melhor do quadro de professores da academia, para transmitir esta instrução. A Polícia Civil do Maranhão procura favorecer o seu profissional, para que possa oferecer o seu melhor em prol da sociedade maranhense. Com isso, fazer cair ainda mais, os indicadores de criminalidade, notadamente, aqueles crimes contra a vida”, destacou o Diretor da Acadepol.