Peritas maranhenses recebem treinamento na Perícia Forense do Estado do Ceará para implantação do Sistema Galileu no Maranhão

Duas peritas da Perícia Oficial de Natureza Criminal do Maranhão participaram de um treinamento realizado na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) para utilização do Sistema Galileu, software de gerenciamento de perícia e que está em fase de implantação no Maranhão.

As peritas Érica Oliveira e Patrícia Castro, responsáveis pela Central de Custódia de Vestígios Criminais da Perícia Oficial do Maranhão, receberam, ao longo da semana, treinamentos para assimilar os processos de registros, entradas e saídas dos vestígios na Pefoce que são gerenciados pelo Sistema Galileu, software de gerenciamento de perícia que foi cedido para o órgão maranhense.

A capacitação faz parte de uma série de ações implementadas pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretária de Segurança Pública, para ampliação e modernização da Perícia Oficial de Natureza Criminal do Maranhão. Entre as medidas estão a implantação do Sistema Galileu, que armazena e gerencia digitalmente todos os tipos de informações sobre as perícias realizadas, tornando a custódia dos vestígios mais organizada e segura.

Para as peritas, o treinamento foi importante para que haja a troca de informações entre os órgãos, possibilitando uma integração entre os órgãos, além de modernizar o trabalho realizado pela perícia no Maranhão.

Além do treinamento, as peritas conheceram as rotinas dos laboratórios e equipes, como o atendimento do Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca) realizado pela Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), e os métodos de perícia de identificação veicular desenvolvido pela Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), ambas pertencentes à Pefoce.