FORÇAS DE SEGURANÇA DO MARANHÃO E PARÁ DEFLAGRAM OPERAÇÃO DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO
POR: ASCOM SSP
Na última segunda-feira (27), zona rural de Cumaru do Norte, região de garimpo, Policiais Militares do Comando Regional de Redenção, no Pará, ao realizarem diligências para prender integrante de facção criminosa foragido da Justiça do estado do Maranhão, foram recebidos a tiros. Na ocasião, houve confronto armado, sendo dois criminosos levados à óbito, dentre eles o foragido do Maranhão e ainda, na prisão em flagrante de um terceiro que ao final de rendeu. Foram apreendidas duas pistolas, uma espingarda, uma arma artesanal, munições, porções das drogas “óxi” e “cocaína, além de aparelhos celulares.
O preso foi apresentado na Delegacia de Polícia de Cumaru do Norte no estado do Pará, tendo sido autuado em flagrante pelas práticas de tentativa de homicídio e tráfico de drogas.
O resultado é fruto do trabalho integrado entre a Polícia Civil do município maranhense de Coroatá, do Centro Integrado de Operações de Fronteira da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Secretaria de Inteligência do Pará, Polícia Militar através do Comando Regional de Redenção e da Polícia Federal.
A Polícia Civil de Coroatá havia solicitado apoio do CIOF/SEOPI/MJSP, para localizar e prender uma importante liderança de facção criminosa que estava foragido da Justiça, pelas práticas dos crimes de homicídio e roubo, pois estava com mandados de prisão em aberto pelas Comarcas das cidades de Coroatá e São Mateus.
Após o CIOF descobrir o paradeiro do foragido, foram repassadas informações à Secretaria de Inteligência do Pará, que por sua vez, articulou para que integrantes da Polícia Militar paraense realizassem árduas diligências na zona rural de Cumaru do Norte (região de garimpo e aldeia indígena) por 18 dias de forma ininterrupta, culminando o desfecho na tarde da última segunda –feira (27) naquela localidade. De acordo com o levantamento das forças de segurança do Pará, os três indivíduos envolvidos na ocorrência vinham realizando o comércio de drogas na localidade de Cumaru do Norte e ainda, o planejando de roubos na região.