Com ações preventivas e ostensivas, Rotam intensifica abordagens a ônibus na Região Metropolitana de São Luís
Por Ascom / SSP
Com o objetivo de combater e prevenir possíveis ocorrências de crimes nos pontos de ônibus e nos veículos que integram o Sistema de Transporte Público da Região Metropolitana de São Luís, a Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), da Polícia Militar, reforçou o policiamento nas vias da capital e nos locais de maior circulação de usuários do transporte público.
A ação é feita por meio de barreiras, nos quais os ônibus são parados e os passageiros abordados com o intuito de localizar entorpecentes e armas de fogo que possam ser usadas em ações criminosas.
A operação é realizada diariamente em diversos pontos da capital e são elaboradas atendendo a uma determinação do comandante do Comando de Missões Especiais (CME), coronel Sodré, de reforço das ações de policiamento em apoio aos batalhões de área.
Além da operação junto a ônibus, a unidade trabalha também nos bairros, realizando incursões e ações de presença. Atualmente, a Rotam está atuando em bairros como Cidade Olímpica, Centro, Anjo da Guarda, Coroadinho com a Operação Tornado, realizada diariamente começando sempre no início da tarde.
E para ajudar nessas ações, o batalhão conta com o Centro de Gestão Operacional (CGO), que possui três computadores conectados a diversos aplicativos de busca de veículos com registro de roubo ou furto e de pessoas que estejam foragidas. O objetivo é agilizar a identificação nesses casos para proporcionar uma resposta mais ágil.
Comandante da Rotam, capitão Moura, destacou o apoio que a unidade dá para outros batalhões no combate à criminalidade tanto em São Luís, como no interior do Maranhão.
“A Rotam é uma unidade que atua tanto na capital, quanto no interior, prestando apoio às unidades locais. Estamos desencadeando várias operações com o objetivo de coibir crimes violentos e de maior complexidade como tráfico e sequestro relâmpago, atuando sempre nas áreas mais vulneráveis tanto em São Luís quanto nas cidades do interior”, afirmou.
Ainda de acordo com o comandante, até o mês de novembro, a unidade já realizou mais de 112 conduções à delegacia de Polícia Civil, apreensão de 39 armas de fogo e 12 simulacros, e de 28 de entorpecentes. A unidade conseguiu recuperar também 29 motocicletas e 27 carros.