ICRIM/MA realiza uma Mesa Temática para requalificação e aprimoramento para os Peritos Criminais

SSP-Ascom

Pontuando em ações de requalificação e aprimoramento ainda constantes, a Superintendência de Polícia Técnico Científica  da Polícia Civil do Maranhão (SPTC), por meio do Instituto de Criminalística do Maranhão (ICRIM), realizou nesta sexta-feira (06), uma Mesa Temática de Revisão e Aprofundamento em técnicas de coleta de vestígios em local de crime. O encontro objetivou em compartilhar os conhecimentos usados na prática profissional pelos Peritos Oficiais por conta dos vário atendimentos exercidos na profissão do Perito Criminal. A Mesa Temática aconteceu nas dependências do ICRIM, em São Luís.

A Mesa Temática contendo com o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Delegacia Geral da Polícia Civil e a iniciativa dos próprios Peritos Criminais do ICRIM. A Mesa Temática tem a relevância de vista a revisar e aprofundar técnicas de coleta de material biológico e não biológicos, além de coletas papiloscópicas. Dentre outros temas, serão abordados: Classificação dos Vestígios; Uso de marcadores, EPI’s, registros fotográficos; Vestígios visíveis e possivelmente não visíveis; Cadeia de Custódia. Serão debatidos e aprimorados, em busca de trazer a paz social, e a verdade real processual, através dos trabalhos periciais criminais.

Mesa Temática para os Peritos Oficiais de Natureza Criminal

A Mesa Temática foi coordenada pelo Diretor do ICRIM, Robson Mourão, o qual fez breve relato sobre a gestão do Icrim, pontuando os vários avanços, que o instituto vem alcançando, no sentido de melhor atender a sociedade maranhense. A Mesa Temática contou ainda, com os palestrantes, os Peritos Oficiais, a DrªCaroline Noleto e o Drº Sidiney Santos. Colaboraram ainda, a Drª Érica Brito, Presidente da Apotec/MA, e o Perito Oficial, Drº Gláucio Barbosa.
O encontro fora realizado de forma exclusiva para os Perítos Oficiais de Natureza Criminal do Estado do Maranhão. Após as introduções do Diretor do Icrim, Robson Mourão, os preletores Caroline Noleto e o Sidiney Santos, iniciaram suas arguições junto à mesa temática.

Na oportunidade, o Diretor do Icrim/MA relatou, que “A Mesa Temática está reunindo os Peritos Criminais e os Institutos Criminalísticos de São Luís, com o objetivo de revisar os procedimentos que nós já realizamos e aprofundas as técnicas de coleta. É trazer muito mais eficiência aprimoradas e objetivas para as diversas coletas. Na ênfase é criar uniformidades de fluxograma de peritos no local. É obter um resultado mais objetivo. Esclarecer os fatos criminosos de maneira mais rápido. A vantagem é que se vão criando o leque de ferramentas e criando mais fortalecimento ao procedimento realizado. O evento de forma resumida, e uma formação continuada, na busca da eficiência técnica pericial, Agradeço o apoio do Governo do Estado na Pessoa do Governador Flávio Dino. Secretário de Segurança Jefferson Portela; Do Delegado Geral Leonardo Diniz e o Superintendente da SPTC, o Miguel Alves”, pontuou o Diretor do Icrim.

Presente também no evento, a palestrante e Perita Caroline Noleto que considerou, “O nosso objetivo é iniciar o processo de padronização dos procedimentos em local de crime baseados nas normatizações já existentes como os POPs da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Para o perito que atua em local de crime é importante para que ele tenha segurança que está executando o trabalho de acordo com as normas vigentes e que não haja divergências desses procedimentos entre os profissionais que fazem os levantamentos, além disso para a sociedade estes procedimentos garantem a idoneidade da prova a ser produzida”, completou a Perita Criminal.

Por sua vez, o palestrante e o Perito, Sidiney Santos, destacou “Estamos realizando uma mesa temática sobre coleta de vestígios, em local de crimes. É uma sequência de várias mesas, onde iremos gerar o nosso procedimento operacional padrão. Estamos avançando no assunto, e juntamente com os outros institutos, estamos realizando demais avanços, como perícia, para que possamos realizar um trabalho de excelência para a sociedade”, disse o Perito Criminal.