Conselho Comunitário Pela Paz é empossado no município de Santo Amaro-MA
Mauro Wagner – Ascom SSP
Incidindo em ações de valorização pela segurança pública por meio das ações do Programa do Pacto Pela Paz, a Secretaria de Segurança Pública empossou mais um Conselho Comunitário Pela Paz. O Evento aconteceu no município de Santo Amaro. Durante a posse realizada nesta terça-feira (16), por volta das 09hs, na Escola Manoel Dias de Sousa foram empossados 16 conselheiros. Os Conselhos Comunitários do Programa Pacto Pela Paz, hoje formados em diversos municípios exercem um papel fundamental para com a comunidade, pois fortifica a união entre o poder público com a comunidade, advindo na cooperação entre ambas as partes.
A solenidade de posse dos Conselho Comunitário do Programa Pacto Pela Paz, no município de Santo Amaro fora um grande elo de solidariedade entre o poder público e a comunidade. Nessa interação de cultura de paz, o Programa Pacto Pela Paz e a comunidade, são aproximados para trabalhar lado a lado, no sentido de trazer melhorias para a região e na diminuição das desigualdades sociais. O Conselho Comunitário do Programa Pacto Pela Paz, instalado no município é formado por, no mínimo, sete pessoas e no máximo, 25 participantes, os quais são selecionadas pela comunidade. Neste ato, no município de Santo Amaro foram empossados 16 membros do conselho, com a finalidade de permanecer pelos próximos dois anos à frente do conselho.
O Coordenador Executivo do Programa do Pacto Pela Paz, o Delegado Dicival Gonçalves informou, “O Programa do Pacto pela Paz, aproxima o cidadão e a gestão pública da segurança e outras áreas e ou parceiros, propondo ações solidárias, às quais se somam na redução dos índices de violência. A curto e longo prazo, essas ações contribuem para melhora de demais indicadores sociais do município. A formação do Conselho e a sua instalação é o elo entre o poder público e a comunidade, para que as demandas da sociedade cheguem mais brevemente à gestão e as medidas sejam implementadas. Agradecemos o apoio do Governador Flávio Dino e do Secretário de Segurança Jefferson Portela”, relatou o coordenador do Pacto Pela Paz, Dicival Gonçalves.
Criação do Programa do Pacto Pela Paz
O programa Pacto pela Paz foi criado pela Lei de número 10.387, dia 21 de dezembro de 2015, como mais um meio para reduzir desigualdades sociais. É inspirado no Pacto pela Vida, da Bahia, e no Maranhão, iniciou na Região Metropolitana de São Luís e progressivamente vem sendo ampliado aos demais municípios do estado. O Pacto desenvolve medidas para criação de políticas públicas nas áreas de segurança, saúde, cidadania, infraestrutura, saneamento básico, entre outras. O Programa Pacto pela Paz, incide na valorização das políticas públicas, nas áreas de segurança, saúde, cidadania, infraestrutura, saneamento básico, entre outras. O Programa do Pacto Pela Paz foi criado pela Lei de número 10.387, dia 21 de dezembro de 2015, objetivando na redução das desigualdades sociais.
Durante a solenidade de posse dos 16 Conselheiros Comunitários do Programa Pacto Pela Paz, em Santo Amaro, participaram da mesa de autoridades, o Vice-Prefeito de Santo Amaro, o Vice-Prefeito de Santo Amaro do Maranhão, General da RR e Secretário de Saúde, Ernane Bruzaca Castro, representando a prefeita, Luziane Lisboa; Prefeito de Humberto de Campos, José Ribamar; Sub.Cmt do BPRV, Tem.Cel Rômulo, representado o Cmt. Geral da PMMA, Cel Ismael Fonseca; representando o Secretário de Segurança, Jéferson Portella, o policial civil, Klinger; Tn. Jorge; Tn.Cel e Capelão, Jesus, representando o Cmt. Geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Celio Roberto; Cel. da RR José Ribamar Pereira da Silva Filho, de Santo Amaro; Apóstolo Jacy; Cel. RR Odair; Presidente da Câmara Municipal de Santo Amaro; Presidente do Conselho do PPP de Santo Amaro do Maranhão, José Marinaldo Bezerra da Luz; Pastores das Igrejas Batista, Assembléia de Deus e Igreja Batista Nacional; Vereadores, Professores e alunos da Unidade de Ensino; e Integrantes do Bombeiro Mirim de Santo Amaro e demais autoridades.