Mais de dois mil alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de dezenas escolas municipais de São Luís participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizado pela Polícia Militar do Maranhão (PMMA). O evento aconteceu na manhã de quinta-feira (20), no Centro de Convenções da UFMA e foi prestigiado por pais, familiares, professores, policiais militares e autoridades civis e militares.
“Estamos consolidando junto às crianças e suas famílias o que elas aprendem com os instrutores do Proerd. Dizer não às drogas e sim a vida! Esta é a forma de fazer Segurança Pública com o envolvimento de várias instituições”, comentou o secretário de segurança do estado, delegado Jeferson Portela. O secretario finalizou sua fala parabenizando toda equipe da Polícia Militar pelo sucesso do programa.
Para o comandante e geral da PMMA, coronel Jorge Luongo, um dos objetivos do programa é fortalecer a união de esforços entre poder público e comunidade no combate às drogas. “Estamos unidos hoje plantando sementes do bem, para podermos amanhã colher o bem! O Proerd é realizado pela Polícia Militar, e seu sucesso depende do apoio da escola e principalmente da família”. Disse o oficial.
O Proerd é um programa de prevenção primária, desenvolvido apenas com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e conta com o apoio fundamental da escola e da família. De acordo com a coordenadora do Proerd no Maranhão, coronel Maria Augusta, o objetivo é implementar atividades educacionais em sala de aula para prevenir o uso de drogas e a prática de atos de violência entre crianças e adolescentes.
A coronel informou também que durante o programa, o policial militar acompanha o semestre letivo da escola e desenvolve atividades educacionais com lições em sala de aula. Além da presença nas salas de aulas, a PM atua nas proximidades das escolas com o Ronda Escolar que realiza o patrulhamento externo das unidades escolares.
“Acredito e confio na Policia Militar, estou muito feliz por meu filho estar participando desse trabalho de prevenção contra às drogas e a violência”, frisou José Rodrigues, pai do aluno Mateus.
Como parte da programação, algumas redações foram selecionadas e lidas pelos próprios alunos diante do público. Os autores das redações receberam brindes, além de certificados e medalhas. Os proerdianos realizaram o juramento perante a Bandeira Nacional. No final do evento, as crianças posaram para fotos e se divertiram com a mascote do Proerd.

