Slide De 14 a 18 de junho nosso posto de coleta
estará na Praça Deodoro em São Luís
para atendimento e acolhimento de familiares
com pessoas desaparecidas
Conheça nossa campanha:
www.gov.br/mj/desaparecidos
Fale Conosco:
dnadesaparecidos@mj.gov.br

Uma campanha com impacto global – Todos os anos, mais países comemoram o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, no dia 25 de maio, data adotada internacionalmente, assim como a flor “não-me-esqueças”, reconhecendo a necessidade de uma resposta harmonizada para proteger as crianças vulneráveis em todo o mundo e a necessidade de engajamento do poder público de não esquecer das pessoas desaparecidas.

Nessa campanha a flor representa as pessoas desaparecidas, pois reforça que cada uma delas, jamais será esquecida, assim como a nossa busca que continuará de forma incessante.

Instituída em 1983 nos EUA e adotada em 2002 na União Européia, a flor de Miosótis simboliza essa data pelo seu significado “Não-Te-Esqueças-de-Mim”, que representa a criança desaparecida como um símbolo mundial.

Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas

Coleta de material biológico de familiares que possuem parentes desaparecidos!

Auxílio científico na busca desses desaparecidos através de:
– Coleta de Informações antropométricas e Odontológicas para busca nos registros do IML;
– Coleta de Informações Genéticas Familiares para busca em Bancos Nacionais de Perfis Genéticos;
– Coleta de Características físicas, para fazer um “retrato falado” com técnica de projeção de envelhecimento.

Onde serão os postos de coleta no Maranhão?

Nos dias 14 a 18/06/2021 haverá postos de coletas em São Luís na Praça Deodoro – Centro, onde se dará o atendimento e acolhimento desses familiares, de forma integrada com todos os Estados e com a participação da Polícia Federal. Após essas datas, os familiares poderão procurar a delegacia especializada e ser atendida pela rede de serviços periciais.

Quais os horários de funcionamento?

Das 08:00 às 17:00h.

Qual a importância dessa ação para a sociedade?

O desaparecimento de pessoas, crianças, jovens, adultos e idosos é um drama vivido por muitas famílias no Brasil. Somente aqui no Estado do Maranhão, em média, 1000 pessoas desaparecem por ano, segundo dados do Fórum Nacional de Segurança Pública.

Instituto de Genética Forense – São Luís
R. Afonso Pena, 198 – Centro, São Luís – MA, 65010-030