ESCOLA DE KARATÊ “PACTO PELA PAZ” DA ACADEPOL, MUDANDO A VIDA DE CRIANÇAS E JOVENS NO SÃO RAIMUNDO

A Escolinha de Karatê “Pacto pela Paz” da Acadepol, criada em 1° de agosto de 2016 para atender crianças e adolescentes das comunidades circunvizinhas da Acadepol, conta com 40 alunos matriculados, distribuídos nos turnos da manhã e tarde.
A escolinha que já tem um ano de funcionamento tem transformado a vida de crianças que moram próximo a Academia da Policia Civil do Maranhão, os alunos contam com aulas de Karatê nas segundas e quartas, e também com aulas de futebol nas terças e quintas.
 
Na manhã de sábado (03), cerca de 31 alunos se submeteram ao Exame de Mudança de Faixa, o evento que é comandado pelo Professor da Acadepol Marco Aurélio dos Santos Mota, contou com 05 (cinco) Sansei da Academia Shotokay de Karatê, da Federação JKS-MA, vinculada à Confederação JKS- Brasil, que procederam à avaliação dos alunos.

Ao final, 27 alunos mudaram de faixa, sendo: 11 alunos da faixa branca para amarela; 08 da amarela para vermelha; e 08 da vermelha para laranja.

Ao longo desses anos de fundação os alunos já participaram de diversas competições e ações sociais, dentre elas da Copa Barreirinhas, 12 de março de 2017 em Barreirinhas; Copa Shotohai, 28 de maio de 2017 em São Luís; da Ação Social da Vila Palmeira, 10 de junho de 2017; da Ação Social da Cidade Olímpica, 18 de novembro de 2017; e também da Mostra de talentos do conjunto São Raimundo, 23 de novembro, este realizado pelo CRAS.

“Quem teve a idéia do projeto foi o Doutor Cristiano Moreira, que também é karateka, ja treinava comigo a um tempo e quando teve a ideia me chamou pra ser o professor no projeto. A idéia do projeto é dar oportunidade para os jovens, oportunidade de conhecer uma arte nova, onde poderão trabalhar a motricidade, ter um melhor entendimento do corpo como um todo, é uma arte onde poderão realmente se desenvolver. Também tem a parte da socialização, da convivência com outras crianças, isso tudo ajuda em seu desenvolvimento. E depois de um ano e meio de projeto, podemos ver a diferença no comportamento das crianças, nas atitudes, vejo mais confiança, elas sabem que são capazes, e que todas as pessoas tem um pontencial enorme, e algumas só precisam de uma oportunidade”. Relatou o Karateca e instrutor Marcos Aurelio.

Durante o Evento realizado no sábado na Acadepol, participaram o Diretor da Acadepol, Aurélio Queiroz, de representante do Programa Pacto pela Paz da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, Mestres da Academia Shotokay, representante do CRAS do São Raimundo, apoiadores e parceiros do Projeto, além dos pais dos alunos e da  comunidade.

Jhanyfer Carvalhos / Ascom – SSP