Aplicativos da Segurança Pública em prol da Sociedade

Por Mauro Wagner / Ascom – SSP 

Ampliando os serviços em prol de oferecer uma segurança pública otimizada, a Polícia Civil do Maranhão disponibiliza uma plataforma de serviços e aplicativos para a sociedade. Os serviços na ênfase viabilizam um atendimento supra para que o cidadão possa ter um atendimento diferenciado e de forma rápida, no sentido de recebimento de denúncias e consequentemente, em um atendimento de forma emergencial. Dentre os serviços oferecido estão o aplicativo Bizu, a plataforma do Disque Denúncia e o WhatsApp da Senarc.

A plataforma usada contra o crime visa não apenas intermediar no pronto atendimento do cidadão, mas agiliza para o combate à criminalidade em todo o estado. A plataforma está disponível durante 24 horas, onde após o recebimento da denúncia, de imediato é repassado por um processo de apuração pela Polícia Civil, em seguida realizada, o atendimento necessário de forma emergencial, de acordo com cada caso específico.

O Delegado Geral da Polícia Civil do Maranhão, o delegado Leonardo Diniz, ressaltou, que a plataforma contra o crime, dá mais celeridade aos serviços já realizados pela Polícia Civil. A plataforma só agiliza esses serviços emergenciais. “São ferramentas que aproximam a população, ou seja, o cidadão, da Polícia Civil, no sentido de que este passe as informações de forma sigilosa e garantida. Sendo assim, a denúncia ganha agilidade para o seu pronto atendimento, tendo uma resolutividade muito maior”, sinalizou o Delegado Geral.

Um BIZU contra o Crime

As ferramentas de recebimento de denúncias, realizadas por um denunciante ao aplicativo Bizu, almejam num atendimento rápido nas investigações, estas relacionadas nos crimes violentos contra a vida, ao tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo e ainda para auxiliar na localização de desaparecidos, violência doméstica e foragidos da Justiça. Vale ressaltar, que as denúncias são estritamente anônimas. Uma forma também de aproximar a Polícia Civil da sociedade, objetivando no aumento da produtividade da corporação, e o principal, na segurança dos cidadãos.

O aplicativo ByZu 2.0, lançado no ano de 2016, oferece na facilitação de inserir o texto para a denúncia. O mecanismo anexa até cinco fotos. Contém ainda, a facilitação de inserir o endereço do local da denúncia e pontos de referência, incidindo assim, informações mais detalhadas, para um trabalho mais eficaz pela polícia. A utilização do aplicativo ByZu pode ser baixado na página do Google Play, sendo compatível com o sistema Android, tendo atualização automática. Assim que instalado, o internauta clica no link ‘denúncia”’ e marca o tipo da criminalidade que será relatado, em seguida informa a ”localização” caso necessário pode-se inserir o “ponto de referência” e por fim, a denúncia propriamente dita. O sistema operacional está disponível para o Android e o sistema IOS.

Denúncias contra o tráfico de drogas pelo WhatsApp

O número do WhatsApp da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), também é outra ferramenta usada contra o crime. O WhatsApp da Senarc pelo número telefônico (98) 99163-4899, onde disponibiliza o serviço de coleta de informações, visando combater o tráfico de entorpecentes em todo o estado. O serviço funciona 24 horas com sigilo absoluto.

O número do telefone (098) 99163 4899 tem ainda a facilitação de receber ligações a cobrar, onde o cidadão pode ligar e ajudar a polícia a prender criminosos, estes envolvidos com o tráfico de entorpecentes.

Plataforma para denúncias contra o crime

Outra ferramenta, esta, como sendo uma plataforma, é a do Disque Denúncia, especializado para auxiliar o combate a diversidade de crimes. Mediante as denúncias, estas são analisadas e encaminhadas aos órgãos competentes. As ocorrências chegam até o sistema por meio do Call Center, E-mail, WhatsApp e ainda pela Web. Este aplicativo fora desenvolvido com interfaces de fácil manuseio, visando rapidez e agilidade no combate à criminalidade em todo o Estado, este também com funcionamento por 24hs.

O funcionamento do Disque Denúncia recebe a informação do solicitante e após análise é encaminhado para os parceiros de trabalho, onde obtém a resposta em tempo hábil; com total segurança para quem formalizou a denúncia, incidindo assim na oportunidade de contribuir no combate às atividades criminosas no estado. Já o Disque Denúncia, conta com a parceria de inúmeros órgãos os quais operacionalizam as denúncias de acordo a competência e a circunscrição dela. O cidadão ao enviar uma denúncia por meio da plataforma do Disque Denúncia, alia-se às forças de segurança, ajudando assim a combater a criminalidade nas nossas cidades, tendo ainda a sua solicitação atendida de forma rápida.

O aplicativo funciona em dispositivos que possuem o sistema operacional Android e IOS, além de outras plataformas. O WhatsApp do Disque Denúncia é atendido pelo contato (098) 99224 8660) e no telefone (098) 32235800; na capital e nos municípios, pelo número (099) 0300-3135 800.

Convém informar ainda, que o anonimato do denunciante é garantido. O denunciante pode confiar na plataforma do aplicativo, pois o Disque Denúncia garante o seu anonimato. Não há possibilidade de rastreio de ligações, não existe, portanto, a possibilidade de o denunciante ser identificado.

A plataforma e os aplicativos da segurança Pública estão disponibilizados à sociedade no sentido de fornecer um atendimento mais personalizado e direto, para o amplo combate à criminalidade em todo o estado.