SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO DO 11º CURSO DE OPERAÇÕES AÉREAS (COA) EM SÃO LUIS

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Segurança Pública, através do Centro Tático Aéreo do Maranhão, promoveu Solenidade de Encerramento do 11° Curso de Operações Aéreas –COA, nesta quinta-feira (21), no Hangar do Centro Tático Aéreo do Maranhão.

O curso tem como objetivo formar integrantes efetivos do Sistema de Segurança Pública do Maranhão e de instituições coirmãs de outros Estados para compor o quadro de tripulante operacional no CTA ou nas Unidades de Aviação Pública, capacitando-os para a realização como defesa civil, combate e repressão ao crime organizado e transporte de enfermos e autoridades.

“É engrandecedor ver esse resultado de aprovação, fortalece a segurança do nosso Estado, fazendo-se mais forte tático o sistema aéreo do Maranhão, e cada um dos formandos aqui hoje merecem nosso respeito, são verdadeiros heróis. Nós vivemos momentos de glória e este que estamos vivemos é mais um deles, graças a dedicação e o amor pela vida, e de uma coisa eu tenho certeza, que no futuro a sociedade maranhense estará mais fortalecida contra a mentalidade daqueles que querem a desordem da nossa sociedade”. Afirma Jefferson Portela.

O 11º COA, foi estruturado de forma interdisciplinar onde ao final do curso o aluno será capaz de atuar em diversos ambientes com apoio helitransportado, bem como em ocorrências de salvamento e resgate helitransportado além de outras técnicas. Atualmente o CTA é dirigido pelo Coronel Ismael de Souza Fonseca e conta com cerca de 65 pessoas, considerado hoje Centro de Excelência, tem ministrado cursos que chamam a atenção pelo grau de profissionalismo e segurança, em seus quase 20 anos de atividades combatendo criminosos de alta periculosidade em diversos ambientes hostis, onde nunca houve nenhum acidente grave e isso repercute positivamente no cenário nacional. O CTA hoje na sua 11º edição já formou Policias e Bombeiros de Diversos Estados da Federação, tais como Amazonas, Piauí, Bahia, Sergipe, Paraíba, Goiás, Para, Acre, Rondônia, Amapá, Brasília, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e nas Policias Federal, Civil e no Exército Brasileiro.

FORMANDOS:

Horácio de Itapoan Vieira Lima; Ayrton Henrique Kobylinski Capvaerde; Cleyston José Raimundo Nunes Moreira; Renato Garcês Silva Oliveira; Michael Villison de Jesus Sales; Jose Erickson Fernandes Amorim; Bruna Roberta Mayer; Alerson Linhares Pinheiro; Jairo Carreiro Varão; Eduardo da Luz Soares; Carlos Eduardo Pereira da Silva; Irismar Lopes Machado; Antônio Pacífico Coelho Neto.

Estavam presentes na Solenidade Coronel Pereira; Coronel Luongo; Coronel Sodré; Coronel Ismael de Sousa; Delegado Aurélio Queiróz; Comandante Aritanã; outras autoridades; Policiais Civis e Militares; familiares

 

Carla Andrade – ASCOM/SSP