Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, participou do encerramento do Curso para Guardas Municipais do Interior do Maranhão

Jefferson Portela participou do encerramento do Curso oferecido pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), na tarde desta última sexta-feira dia 01, para Guardas Municipais do Interior do Maranhão. O objetivo é a habilitação desses guardas ao conhecimento teórico e prático, mediante ao que está descrito na Matriz Curricular Nacional.

A Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais é mais ampla que um currículo ou conjunto de conteúdos de ensino, na medida em que valoriza a capacidade de utilização crítica e criativa dos conhecimentos, não se restringindo ao simples acúmulo de informações. Ao mesmo tempo, oportuniza o respeito às diversidades regionais, sociais, econômicas, culturais e políticas existentes no país, possibilitando a construção de referências nacionais que possam traduzir os “pontos comuns” que caracterizam a formação das Guardas Municipais nos diversos municípios brasileiros.
De acordo com as diretrizes da parceria entre o Governo do Estado, a SSP, e os municípios integrados; o curso de recapacitação profissional tem o objetivo de discutir e analisar a função e atribuição da Guarda Civil Municipal. O curso é fruto de convênio entre a Secretaria de Segurança Pública – SSP e os Municípios, onde cada município contou com dez vagas no curso, somando assim, 60 alunos em uma turma.  Com essa base, o foco é a integração entre as forças de segurança estaduais, com a finalidade de melhor servir a sociedade.

SOBRE O CURSO
O curso leva a mostrar que é necessário conhecer as técnicas e procedimentos operacionais, analisar as atitudes éticas e legais, compatíveis com a de um representante do poder público, capacitade de  promover corretamente os direitos e deveres humanos. Os cursos oferecidos foram:
*Funções E atribuições da Guarda Municipal, ministrada pelo prof. Carlos Alberto Maranhão assessor especial do secretário do Estado da Segurança Pública.
*Direitos Humanos a Cidadania, pelo prof. Gustavo Bezerra de Alencar, delegado de Polícia Civil.
*Crimes contra a Administração Pública, pelo prof. Márcio Henrique Teixeira Araújo, Delegado de Polícia Civil
*Local de Evento Crime, pelo prof. Róbson Mourão Lopes, Perito criminal
*Legislação Penal Especial ministrada pelos delegados de Polícia Civil, Breno Galdino; Bezerra de Alencar e Márcio Henrique Teixeira Araújo.
*Noções de Técnicas de Utilização do Bastão Tonga, ministrada pelo instrutor Sandro de Jesus Avelar Silva, agente de Polícia Federal.
*Técnicas de abordagem e contenção pelo instrutor Augusto Barros Neto, Delegado de Polícia Civil.
O curso contou com a participação dos guardas municipais dos municípios de Bequimão, Pindaré-Mirim, São Bernardo, Santa Inês, Santa Quitéria e Vargem Grande. Estavam presentes na solenidade, o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela; Diretor da Acadepol, DPC Aurélio Queiroz; Diretor de Ensino da Acadepol: Cristiano Moreira entre outras autoridades e policiais civis e militares.

Carla Andrade – ASCOM/SSP