SECRETÁRIO JEFFERSON PORTELA PARTICIPA DE SOLENIDADE DE ABERTURA DO 1º SEMINÁRIO DA PERÍCIA OFICIAL DO MARANHÃO

O Secretário de Segurança Jefferson Portela participou, nesta quinta-feira (26), da solenidade de abertura do 1º seminário da perícia oficial do Maranhão – Perícia Criminal: a lente da justiça.  Na ocasião estavam também presentes o Delegado Geral, Leonardo Diniz e o Superintendente da Polícia Técnico Cientifica (SPTC) Miguel Alves. O seminário foi organizado pela Perita Criminal Érica Brito, presidente da Associação de Polícia Técnico Cientifica do Maranhão (Apotec – MA).
O seminário tem como objetivo promover a capacitação aprimoramento e promoção do debate e do diálogo entre profissionais da área da perícia criminal com outros profissionais da área, assim também como com a sociedade difundido conhecimento e informação. “A questão da atualização do conhecimento científico, palestrantes tanto do Estado do Maranhão como também de outros estados trazendo o que tem de mais atual em matéria de ciências forenses e todo esse conhecimento nós vamos aplicar na execução dos nossos trabalhos em todos os órgãos periciais do Maranhão” concluiu o Superintendente da SPTC, Miguel Alves.
“Eu acredito que a importância deste Seminário é fundamental para o sistema de segurança pública e para o sistema criminal brasileiro. Aqui nós vamos discutir ângulos do que já é feito e de condições a serem criadas para que esse serviço de construção da prova criminal seja elevado” afirmou o Secretário Jefferson Portela.

Eventos como este são importantes para a conscientização da sociedade e valorização da Polícia como pilar da justiça e dos direitos humanos em todo o país. O evento feito com o molde dos congressos internacionais da área de criminalística. O 1º seminário da perícia oficial do Maranhão é oferecido em especial para os Peritos Criminais, médicos legistas, odontologistas, toxicologistas forenses e farmacêuticos legistas.

Segundo o Delegado Geral de Polícia Civil Leonardo Diniz “é um momento muito importante para a instituição polícia civil onde um seminário como esse traz as informações a respeito das mais diversas áreas de conhecimento que trabalha a polícia do Estado e difunde esse conhecimento para todos os âmbitos da sociedade.
O evento teve início na última quinta-feira (26) e será encerrada na sexta-feira (27) em um momento especial para a comunidade cientifica do Maranhão para a Polícia Civil e principalmente para a perícia oficial criminal do Estado. “A discussão de conhecimento cientifico e difusão para a sociedade para que se entenda e saiba onde e como recorrer dentro da estrutura da Segurança Pública e da Polícia Civil” disse a presidente da Apotec, Érica Brito.

 

Gláucia Araújo – Ascom/SSP