PROGRAMA PACTO PELA PAZ PROMOVE TORNEIO DE FUTEBOL NA COMUNIDADE DO RIO GRANDE EM COMBATE AS DROGAS E A VIOLÊNCIA

Foto: Nilson Figueiredo

Gláucia Araújo – ASCOM/SSP

Na manhã do dia 07 de setembro aconteceu a comemoração do 19º aniversário do Juvy Centro Esporte Clube com um torneio interbairros realizado na comunidade do Rio Grande, localizada na zona rural de São Luís. Na ocasião, estavam presentes o Coordenador Sul, Tenente Coronel Ivan Gois e o Coordenador Leste, Major Lemos. O evento tinha como um dos objetivos integrar ainda mais a comunidade com a segurança pública.

Segundo o Ten. Cel. Ivan Gois, os Conselhos Comunitários pela Paz (CCP) têm feito um trabalho preventivo de combate ao crime e estão preocupados com a pacificação social. O CCP do Rio Grande, preocupando-se com a segurança da comunidade e, principalmente, com o envolvimento dos jovens cada vez mais cedo no mundo do crime, conceberam a ideia do Juvy Centro Esporte Clube que tem como finalidade a prevenção ao crime naquela comunidade rural através do esporte.

Foto: Nilson Figueiredo

Além do trabalho de esporte, que é realizado todos os anos com competições interbairros, o CCP do Rio Grande também possui o projeto Brigada Mirim, que trabalha os jovens por meio do estudo para que a prevenção ao crime aconteça cada vez mais cedo.

“É importante colocar jovens que poderiam estar em outros lugares, praticando quaisquer tipo de delitos em contato com o esporte, pois dificilmente tais situações, envolvendo crimes, vão ocorrer. Quanto menos fatores criminógenos nós tivermos em uma comunidade, melhor para a segurança pública e melhor para o cidadão comum que exige o seu direito de ir e vir” afirma o Ten. Cel. Ivan Gois.

Foto: Nilson Figueiredo

O Conselho Comunitário pela Paz (CCP) do Rio Grande sempre se preocupou com a comunidade no intento de afastar a juventude do ócio, pondo os em atividades diversas para que se dediquem ao esporte. Assim, eles estarão fora daquele contexto preocupante que é o envolvimento com o crime. Essa é uma das propostas feitas pelo presidente do Juvy Centro, João Batista Amorim.

“Tivemos um show de cidadania por meio do esporte que é uma ferramenta de prevenção contra as drogas e a violência. Foi um dia de muito movimento com a participação popular da comunidade do Rio Grande. E o programa Pacto pela Paz continuará difundindo o esporte nas comunidades através da Secretaria de Segurança Pública” disse o coordenador do programa Pacto pela Paz e superintendente da Polícia Civil do Interior, Dicival Gonçalves.

Pacto Pela Paz 

O Governador Flávio Dino sancionou no dia 21 de dezembro de 2015, a lei Nº 10387, que dispõe sobre a criação do Pacto pela Paz (PPP), instituindo os Conselhos Comunitários pela Paz (CCP). A partir daquele momento os CCP iriam trabalhar políticas públicas, não só voltadas a segurança, mas se preocupando com todos os ambientes, ou seja, a estrutura de um bairro, o lazer, as escolas, a iluminação pública, as estradas e assim sucessivamente.

Destinado a promover e apoiar esforços das instituições públicas, entidades da sociedade civil e cidadãos, o Pacto pela Paz visa à redução da violência e à difusão de uma cultura da paz, do respeito às leis e aos direitos humanos.