Secretário de Segurança agradece acolhimento da proposta pelo Ministro da Justiça, em apoio às Guardas Municipais

O Secretário Jefferson Portela, representando o Colégio Nacional de  Secretários Estaduais de Segurança Pública, apresentou um documento à cerca da Segurança Pública ao Ministro da Justiça, Torquato Jardim, que prontamente acolheu as propostas elencadas, dentre elas a de que é preciso fortalecer as Guardas Municipais, para que estas atuem de forma integrada com as demais forças de segurança do país. Como presidente do Consesp, o Secretário de Segurança Jefferson Portela se sentiu honrado por conta do Ministro da Justiça ter acolhido a proposta apresentada no intuito de fortalecer as Guardas Municipais do país.

O Ministro da Justiça, Torquato Jardim, disse, durante participação em seminário sobre segurança pública, promovido pelos jornais “O Globo” e “Extra”, no dia 30/08, que é preciso mudar a Constituição para permitir maior integração entre as Guardas Municipais e as polícias estaduais e federais. “Quem conhece o bairro é o guarda municipal. Depois dele, o policial estadual. O policial federal não opera sem eles”. Ressaltou o Ministro.

O Ministro disse ainda, que “Apesar de nos últimos anos ter havido ampliação do campo de atuação das Guardas Municipais em todo o país, com a entrada em vigor de novas leis, ainda é preciso avançar muito, principalmente no que tange a equiparação salarial e aparato logístico, padronização na formação e capacitação, e, principalmente, quanto ao comprometimento dos prefeitos para com a segurança dos munícipes”.

No Maranhão, os guardas municipais já realizaram cursos de recapacitação promovidos pela Secretaria de Segurança Pública e outros estão em andamento com o objetivo de nivelar a atuação dos Guardas Municipais do Estado em relação às outras forças policiais nesta nova política de segurança pública. O Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela e presidente do Colégio Nacional de Secretários Estaduais de Segurança Pública (Consesp), ressaltou a importância dessa integração da Guarda Municipal com as outras forças de segurança pública, onde o maior beneficiado é a comunidade. “Estamos realizando diversas capacitações dos guardas municipais em diversos municípios maranhenses. Em Chapadinha e São José de Ribamar já aconteceu o curso de recapacitação. É uma iniciativa salutar e importante, onde trazemos a nossa coirmã para, de forma igualitária, avançarmos na luta contra a criminalidade”, pontuou o secretário de segurança.

Fortalecimento das Guardas Municipais

Na oportunidade, o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais Djelson Sales relatou “A Guarda Municipal está  pronta para interagir como um braço forte no âmbito da segurança pública, neste processo de  integração das forças policiais”. A instituição Guarda Municipal aparece como realidade neste contexto para unir-se às demais coirmãs no intuito de combater a criminalidade que assola o  país. Como relatou o Ministro da Justiça, Torquato Jardim e divulgado amplamente nas redes sociais, pelo secretário Jefferson Portela e atual presidente do Concesp, é fundamental que “As Guardas Municipais possam se fortalecer e apoiar as demais forças de segurança do país, e que efetivamente possam atuar como uma das forças que  compõem o sistema de segurança pública”. Desta forma, o sindicato dos Guardas Municipais do Estado do Maranhão agradecem o Secretário de Segurança pelo excelente trabalho desenvolvido em prol da segurança pública do país”.

Mauro Wagner – ASCOM/SSP