Jefferson Portela participa de inauguração do Viva Cidadão e faz alinhamento sobre instalação do Conselho Comunitário Pacto pela Paz de Cururupu

Em cumprimento a sua agenda oficial, o Secretário de Segurança, Jefferson Portela, representando o Governador do Maranhão, Flávio Dino, esteve na última terça-feira(5) no município de Cururupu, onde participou do lançamento de programas do governo estadual, além de contemplar da solenidade em praça pública em prol ao dia da raça do município.

Além do Secretário Portela, a comitiva do governo foi composta pelo Superintendente de Polícia Civil do Interior (SPCI) e Coordenador executivo do programa Pacto pela Paz, Dicival Gonçalves e do Presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), Duarte Júnior. No evento ainda estiveram presentes a Prefeita da cidade de Cururupu, Professora Rosinha, vereadores e delegados da Polícia Civil de outras cidades.

O primeiro compromisso do Secretário foi em participar do ato oficial de inauguração do posto do Viva Cidadão do município, que por intermédio do Instituto de Identificação (IDENT), órgão este vinculado a pasta da segurança pública, emitiu em em apenas 7 dias após a instalação do posto, cerca de mil carteiras de identidades. Antes, tal documento só era expedido em cidades circunvizinhas como Viana e Pinheiro.

Em outro momento, Jefferson Portela participou de uma mesa redonda com a presença de líderes comunitários de povoados de Cururupu para fazer um alinhamento sobre a instalação de um Conselho Comunitário Pacto pela Paz, onde foram debatidas formas de compor os 25 conselheiros comunitários do programa da cidade. Na oportunidade , as lideranças discutiram estratégias de combate à violência por meio de projetos de ressocialização.

Já em seu discurso, o secretário destacou a importância dos trabalhos desenvolvidos pelas igrejas, e ressaltou que sem tais trabalhos e o governo estadual, o nível de criminalidade seria grande. Ao final do encontro ficou acertado que dentre 15 dias os conselheiros do Pacto pela Paz serão empossados.

Anselmo Oliveira – ASCOM/SSP