Governador Flávio Dino e a Cúpula da Segurança Pública inauguram complexo de segurança na área do Centro da Cidade

Dando ênfase nas ações da segurança pública, o Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino, o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela,  inauguraram nesta sexta-feira (01), por volta das 17h, um complexo de segurança na rua rio branco, no centro da cidade.  A área localizada na Praça Odorico Mendes, recebe o 1º DP, e ainda o 9º BPM, outrora funcionando no bairro do Outeiro da Cruz. As mudanças visam melhoras para as ações no âmbito da segurança pública.
A transferência do 1º DP que estava anteriormente em funcionamento na Avenida das Cajazeiras, onde abriga o complexo do Plantão Central, passará a funcionar na avenida rio branco, nas proximidades da Praça Odorico Mendes. O novo prédio dispõe de um local mais amplo e arejado, dando melhores condições para a equipe dos policiais civis, bem como oferecendo uma prestação de serviço ainda melhor à sociedade.  No novo endereço, receberá também o 9º Batalhão de Polícia Militar, o qual funcionava nas proximidades da Secretaria de Segurança Pública (SSP). No local onde funcionava o 9º BPM, funcionará a primeira Companhia do 9º BPM.

O Governador Flávio Dino relatou durante a inauguração, “Estamos cumprindo múltiplos papéis com esta inauguração, temos uma praça revalorizada para que seus habitantes possam usufruir. A Praça recebe a homenagem da figura notável de Manuel Odorico Mendes, que agora comporta um logradouro à altura da sua importância literária e política para o Maranhão. Odorico Mendes é homenageado com a sua imagem projetada. Trouxemos também um complexo de segurança para essa região do centro da cidade. O 1° DP da Polícia Civil e o 9° BPM, para que a polícia tenha proximidade com o cidadão, aumentando assim a sua segurança. Esse complexo de segurança complementa-se, pois com a integração entre os policiais, os empresários se sentirão mais estimulados com a segurança local, assim como irá garantir a integridade dos cidadãos”, destacou o governador.

Segurança na região central de São Luís e logradouros comerciais valorizados

Durante a visita de reconhecimento ao complexo de segurança, inaugurado nas proximidades da Praça Odorico Mendes, o secretário Jefferson Portela sinalizou “Uma área estratégica, com cerca de 25 mil pessoas circulando por dia nesta região central de  São Luís. É muito importante na visão da segurança pública a colocação destas duas unidades, o 9° Batalhão da Polícia Militar, e o 1°DP da Polícia Civil. É um reforço real, concreto, e a população hoje comemora a decisão do governador Flávio Dino, em apoiar, construir e revitalizar este prédio histórico, para servir de base para as polícias. É muito gratificante estar hoje, entregando este complexo de segurança. O mesmo estará contribuindo com os logradouros próximos.  Está área conta com faculdades de enfermagem, clínicas, ambulatórios e uma variedade de serviços de caráter essenciais para atendimento da população. A entrega do complexo de segurança é um compromisso firmado anteriormente e hoje, honrado para com os logradouros da região”, complementou o secretário.

Atuação do Complexo de Segurança

De acordo com as informações repassadas pelo comandante do 9°, o Ten.Cel. Harlan Silva do Nascimento, o novo prédio do 9ª BPM contará com “Salas de administrativo, almoxarifado, reunião, plantão (corpo de guarda), de comandos e sub comandos, para guarda de equipamentos e armamentos; banheiros e alojamentos feminino e masculino; sala de estar, cozinha, restaurante e refeitório modernos. O Batalhão é responsável pelo policiamento nas áreas do Centro, Vila Palmeira, Monte Castelo, Alemanha, Camboa, entre outros bairros”, destacou o comandante do 9BPM.

O comandante destacou ainda, que o Batalhão integra a estrutura do Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPAM I), que cobre toda a região central e adjacências. A unidade abriga ainda as equipes de motocicletas Raio e Garra, e ainda com o Grupo Tático Móvel (GTM). O policiamento será feito por viaturas.

Dentre os presentes na inauguração do complexo de segurança, os Deputados Bira do Pindaré e Rubens Pereira Jr; o chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares; a Secretária das Cidades Flávia Alessandra; secretário de Comunicação e  assuntos políticos Márcio Jerry; o Delegado Geral da Polícia Civil, Leonardo Diniz; Cel.Pedro Ribeiro; Cel.Aritanã; o Cel. Leite; Cel. Odair Ferreira; Comandante do Corpo de Bombeiros Célio Roberto; os Ten.cel. Roberto Filho e Harlan Silva; os delegados Joviano Furtado; Dicival Gonçalves; Delegada Uthania; Carlos Alessandro; Roberto Wagner; Valdemnr Viegas; demais policiais civis, militares e a comunidade em geral.

Mauro Wagner – ASCOM/SSP