SECRETÁRIO JEFFERSON PORTELA PARTICIPA DE SOLENIDADE DO DIA DO SOLDADO NO 24BIL

Na noite do dia 25 de agosto, às 19h30min, o Secretário de Segurança Jefferson Portela participou de Solenidade no 24ª Batalhão de Infantaria Leve (BIL), Batalhão Barão de Caxias, na Avenida São Marçal, João Paulo. O evento teve a participação de várias autoridades e tinha como finalidade comemorar o Dia do Soldado, reverenciando a memória de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro e realizar entregas de condecorações a militares.

A solenidade começou com as palavras do senhor tenente-coronel Marcos Vinícius Soares Guimarães de Oliveira que fez os agradecimentos aos presentes dando abertura à cerimônia que começou com a Canção do Batalhão, de autoria de João Batista Bastos Coqueiro.

“Formar jovens no período que estão no Exército é muito gratificante, são passados a eles valores, disciplina, cidadania e amor à Pátria procurando sempre manter esse padrão, disciplina militar sempre, para que o cidadão tenha êxito na vida. Seguir o exemplo de nosso Patrono Duque de Caxias, um herói nacional que teve participação muito importante para a Manutenção da Estabilidade Nacional da Integração”, disse o tenente coronel Marcos Vinícius.

O exército brasileiro é uma força nacional que tem um alto respeito da sociedade e não poderia deixar de ser lembrado e comemorado um dia a eles dedicado. É uma honra para o país saber e poder contar com esses profissionais da vida, encarregados de zelar pelo nosso país, homens e mulheres que atuam e atuaram nesta missão se dedicando grandemente a sua Pátria.

“Somos todos soldados, todos sonhamos com um mundo melhor, mas temos os soldados da ativa, das Forças Armadas e das Forças Policiais. A eles, toda Honra e toda Glória, são os responsáveis pela defesa do nosso país contra invasões estrangeiras e as Forças Policiais dentro do nosso país fazendo a defesa social contra os criminosos comuns.

O dia de hoje é uma honra para o nosso Brasil, um dia de homenagem ao Exército Brasileiro, às forças armadas e forças policiais, um momento de dar parabéns aos homens e mulheres que fazem parte da Segurança Nacional” afirmou o Dr. Jefferson Portela.

A missão do soldado é de contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem estar social, deixando o patriotismo, dever, lealdade, probidade e coragem sempre acima de tudo para um trabalho bem executado, tendo êxito em tudo que desenvolver.

“Passei sete anos no exército brasileiro foi minha primeira escola. A doutrina militar me ensinou valores, disciplina, cumprimento de metas, respeito aos símbolos nacionais, respeito à pátria, a família… A passagem de um jovem por uma escola militar fortalece seus valores e o prepara melhor para o mercado de trabalho. O exército nos ensina muitas coisas e sobretudo a se dedicar, porque sem dedicação não se pode ter sucesso. É uma grande escola. Parabenizo a todos os militares do Brasil sejam das forças armadas, força militar e soldados da polícia civil que assim como nós combatem o crime”, disse coronel Frederico Pereira, comandante da PMMA.

O Exército Brasileiro acolhe atualmente 110 mil jovens no serviço militar, e no 24º BIL chegam jovens de várias localidades do Estado que, além da instrução militar passada a eles, têm assistência médica, alimentação, podem morar no quartel, recebem um salário fixo e têm acesso a cursos profissionalizantes para cada vez mais ganharem conhecimentos.

 

Carla Andrade-Ascom/SSP