Polícia militar realiza formatura do 2º Curso de Tropa montada

O clima de festa mais uma vez tomou conta do pátio do Quartel do comando Geral da PMMA, nesta quarta (23), dessa vez o motivo foi a formatura do 2º Curso de Tropa Montada da PMMA. Autoridades, Policiais Militares e familiares reuniram-se para  parabenizar os bravos cavaleiros e amazona que lograram êxito e conseguiram concluir mais essa importante etapa de suas carreiras.

Com 87 dias de duração, o 2º Curso de Tropa Montada teve como objetivo a capacitação dos militares de Cavalaria no seu estrito dever nas ações de garantia da Lei e da ordem, que abrangem o emprego da força terrestre em vários tipos de operações. O emprego do cavalo nas operações policiais proporciona mobilidade, flexibilidade e força de dissuasão, constituindo-se um meio eficiente de combate à criminalidade.

Ações próximas da realidade foram constantes durante o 2º CTM, objetivando o autocontrole do cavaleiro e o condicionamento do cavalo. Relação constante nas operações da cavalaria onde o conjunto (cavaleiro e cavalo) tem que estar em sintonia para o bom desenvolvimento das operações.

Em sua fala, o Tenente coronel Lenine, comandante do 1º EPMONT, agradeceu ao comando da corporação e ao governo do Estado pelo apoio na realização do curso e aos oficiais e praças da cavalaria que contribuíram para o sucesso de mais essa edição do CTM.

O Diretor de Ensino da PMMA, coronel Laércio Ozório Bueno falou sobre a importância da cavalaria nas ações policiais e agradeceu ao comando da corporação e ao governo pelo apoio contínuo ao oferecimento de cursos voltados para a capacitação dos profissionais de segurança, possibilitando assim uma melhor qualidade na prestação do serviço de segurança pública para o nosso Maranhão.

Para o Comandante Geral, Coronel Frederico Pereira, a cavalaria é mais que uma tropa porque além de combater o crime, traz em seus princípios a história da Polícia. O coronel Pereira lembrou ainda da importância da Cavalaria mesmo nos dias atuais, e que o curso proporcionou a atualização das técnicas policiamento a cavalo, inclusive com instruções na polícia do Distrito Federal, além de visitas aos lendários Dragões da Independência, tropa de guarda do exercito brasileiro que guarnece as instalações da Presidência da República e realiza o cerimonial militar representativo na Capital do Brasil.

O Secretário de Segurança, Dr Jeferson Portela, parabenizou os formandos e também aos seus familiares que serviram de apoio para que os alunos concluíssem o curso que tanto exigiu preparo físico e psicológico.

Destacaram-se entre os alunos os soldados Marcelo, Diniz e Rhuan que obtiveram respectivamente o 1º, 2º e 3º lugar na classificação geral do curso e receberam placas como forma de reconhecimento do comando da Cavalaria. Também foram homenageados o Diretor de Ensino Coronel Ozorio, o Sub Comandante da PMMA coronel Luongo e o Comandante geral Pereira além do Secretario de Segurança, Dr° Jeferson Portela, que receberam, com o comandante da Cavalaria, uma placa em reconhecimento pelas ações prestadas em prol da valorização da tropa.

Ao final, os concludentes realizaram um belíssimo desfile que arrancou aplausos acalorados dos presentes.

Matéria e Fotos: CB França Junior