Governo intensifica trabalho para otimizar a Rede de fibra no Estado

Foto: Nilson Figueiredo

O Governo do estado, por meio das secretarias de Planejamento e Orçamento (Seplan) e Segurança Pública (SSP) do Estado do Maranhão, firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para compartilhamento de infraestrutura de fibra óptica de posse a ser instalado na Secretaria de Segurança.

A partir de agora, com o acordo aprovado e devidamente assinado, as duas secretarias se comprometem em expandir a Rede de fibra e iniciar o projeto Ilha Digital.

Este projeto de iniciativa da Seplan vai possibilitar melhorias aos órgãos do Governo, no que diz respeito a distribuição da infraestrutura de redes, na prestação de serviços aos cidadãos, bem como facilitar as ações de Internet Grátis, Inclusão Digital na região metropolitana, criar ambientes seguros, de alta velocidade, performance e disponibilidade, e ainda, ampliar os serviços de videomonitoramento já existentes.

De acordo com a titular da Seplan, Cynthia Mota Lima, este acordo faz parte de um processo de modernização o qual o Maranhão está passando, e virá para melhorar a distribuição de rede no Estado.

“Com a assinatura desse acordo, nós pretendemos melhorar a infraestrutura de fibras da região metropolitana. E em breve, essas melhorias se estenderão para o interior do Estado, onde a distribuição de redes de alta velocidade é precária. Com isso, vários serviços serão melhorados, como a INTERNET”, destacou a secretária.

Presentes à assinatura do Acordo, o secretário adjunto de Tecnologia da Informação (Seati), Nélio Guilhon, a gestora da Unidade de Articulação Institucional da Secretaria de Segurança, Rizza Caldas Oliveira; o chefe da Assessoria de Planejamento, Enoque Lemos; o supervisor de Informática, João Oscar Viana Moreira e a gestora de Atividades, Márcia Tereza Castro, representando o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela.