Polícia Civil fecha depósito irregular de areia em São Luís

A Polícia Civil do Estado do Maranhão, através da Delegacia Especial do Meio Ambiente (DEMA realizou, na última quinta-feira (28), uma operação com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), para apurar denúncia da existência de um depósito irregular de areia em Área de Proteção Ambiental no bairro Maracanã, zona rural de São Luís.

A equipe de investigação da DEMA, coordenada pela Delegada Bianca Almada Araújo, surpreendeu cinco caminhões  caçamba despejando areia na área de proteção. Estima-se que aproximadamente 700 caçambas de areia foram depositadas no local. Um engenheiro de uma renomada construtora apresentou documento de propriedade do terreno, mas não a licença para o depósito de areia em Área de Proteção Ambiental.

Ainda de acordo com a delegada, diante da ausência de licenciamento para aquela atividade, fiscais da SEMMAM embargaram o depósito e realizaram medição da área para a adoção de penalidades administrativas posteriores, como multas e reparação do dano.

Destaca-se que diversos motoristas e o engenheiro responsável da empresa já foram ouvidos restando pendente o encaminhamento do laudo de vistoria da SEMMAM, para ulteriores diligências. Por fim, ressalta-se que a conduta praticada viola, a priori, o artigo, º, inciso V da Lei 9605/98.

             Anselmo Oliveira

        Ascom/SSP