Coronéis Pereira e Luongo assumem o comando da Polícia Militar do Maranhão

O Governo do Maranhão promoveu, nesta segunda-feira (18), a solenidade de passagem de Comando da Polícia Militar do Maranhão. O ato aconteceu às 18h, no Quartel do Comando Geral da PMMA, localizado na Avenida dos Holandeses, s/n, Calhau, em São Luís.
Fizeram-se presentes na solenidade o Governador do MA, Flavio Dino; o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela; o Delegado Geral de Policia Civil, Lawrence Melo, além de representantes dos poderes Legislativo e Judiciário, Comandantes dos Batalhões da capital e interior, oficiais e praças.
Foto3_NaelReis - Troca de comando da PMMA

O coronel José Frederico Pereira assumiu o comando da PMMA no lugar do coronel Marco Antônio Alves. José Frederico Pereira tem uma vasta experiência militar nas Tropas Especiais, iniciou sua jornada no Exército e, hoje, conta com 24 anos de Polícia Militar e inúmeros cursos acumulados, como  “Operações Especiais” no BOPE, “Guerra na Selva”, no Exército e “Segurança de Autoridades”, realizado na Espanha.

“É um grande desafio, uma honra receber o comando de uma corporação secular como a Polícia Militar do Maranhão. Vamos fazer um comando de coalizão com outras forças e a sociedade, tendo como apoio a minha tropa.  Quero o apoio da imprensa, a fim de unirmos forças contra a criminalidade”, enfatizou o novo comandante da PMMA, coronel Pereira.
Na ocasião, tomou posse também o novo subcomandante da PMMA, coronel Jorge Luongo que, com 23 anos de Polícia Militar,  ocupou o lugar do coronel Ismael Fonseca. O coronel Luongo era diretor do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

Já empossado como novo subcomandante da PMMA, o coronel Luongo falou de novos horizontes. “Iremos compor essa equipe ora escolhida com muita vontade e alegria, aproximando a policia da sociedade, de forma que a visibilidade e o ganho contínuo de qualidade no serviço eleve-se aos índices de pro atividades da polícia”, acrescentou.

O governador Flavio Dino demonstrou muita confiança na equipe ali formada com novos integrantes, a fim de somar ainda mais com o trabalho que vem sendo desenvolvido, “Fizemos mudanças em várias áreas do governo, visando sempre garantir que nós tenhamos  a continuidade dos esforços de qualificação dos serviços postos à disposição dos maranhenses”, reforçou o governador.

Jefferson Portela aproveitou a solenidade para agradecer ao coronel Alves pela positividade ao longo do ano passado, revelando que o até então comandante da PMMA continuará  na cúpula do sistema, agora como Corregedor de Polícia Militar, juntando sua experiência ao novo comando, ajustando a parte operacional. “É preciso um controle da ação policial e nós temos as duas vertentes: o coronel Pereira com toda experiência que tem em 6 anos de oficial do Exército, 24 anos de Polícia Militar e o coronel Alves dedicando-se à parte administrativa, como corregedor da PMMA”, enfatizou o Secretário.

A solenidade teve fim com a entrega da “Espada de Comando”, feita pelo governador Flavio Dino ao novo Comandante da PMMA, coronel Pereira.

Carolina Gomes/ASCOM/SSP