Governo prepara esquema especial de policiamento para festividades do pré-carnaval

O Governo do Maranhão preparou um esquema especial de segurança para as festividades do pré-carnaval. A Polícia Militar do Maranhão está disponibilizando 700 policiais para o trabalho durante o pré-carnaval, que iniciou no último sábado (9) e segue até 31 de janeiro. Para este sábado (16) o policiamento ostensivo também será reforçado nos circuitos do Centro Histórico, Madre Deus e demais áreas onde haverá programação.

De acordo com o comandante do Comando de Policiamento Metropolitano I, coronel Pedro Ribeiro, nos locais de eventos, a PM dispõe de diversos processos de policiamento: patrulhamento a pé, em viaturas, em motocicletas e a cavalo. A ideia é assegurar aos brincantes um clima de tranquilidade enquanto participam das programações.

“Os policiais contam com toda a aparelhagem de segurança para reforçar o policiamento e garantir a segurança para os brincantes. Além de todos os recursos, eles já utilizam o sistema de radiocomunicação, o que garante mais agilidade e precisão na troca de informações sobre ocorrências e redução do tempo-resposta. Nos bairros, a ação policial está sendo conduzida através de rondas, em vans, para monitorar a movimentação e garantir a segurança de quem permanecer em casa”, explicou o coronel Pedro Ribeiro. Segundo ele, também haverá barreiras policiais nas portas de entrada da cidade, como na rodoviária e no Terminal da Ponta de Espera.

Lei Seca

Em todo o período de pré-carnaval e também durante o ‘Carnaval de Todos’, a Companhia de Polícia Rodoviária (CPRV) montará barreiras e fará blitzen com uso de etilômetros para o popular teste do bafômetro. A meta é tornar o tráfego mais seguro, impedindo o deslocamento de condutores que tenham ingerido bebida alcoólica.

Além disso, a fiscalização também incidirá em veículos que tenham irregularidades no uso de sons automotivos. Com base na Lei do Silêncio (Lei Estadual 7.515) e cumprindo as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre uso de equipamentos de som em veículos, a PM pretende inibir o abuso e a poluição sonora.

Pré-carnaval

Neste sábado (16) e durante todos os demais finais de semana de janeiro, a Polícia Militar distribuirá o efetivo planejado na Praça Nauro Machado e na Bicicleta do Samba – na Rua do Egito. A PM estima que serão cerca de 8 mil os foliões reunidos a cada dia de programação no Centro Histórico.

Aos domingos, o policiamento urbano será reforçado na Madre Deus, onde haverá apresentação de blocos organizados, alternativos e Tribos de Índios, até o dia 31. Serão dois circuitos, o que vai da Vila Gracinha até o Largo do Caroçudo e o que fica entre a Praça Deodoro e a Praça da Saudade. A programação no eixo Madre Deus começa às 15h e termina às 23h.

Carnaval

Entre os dias 5 e 9 de fevereiro, a apresentação e desfile de escolas de samba na Passarela do Samba também receberá atenção especial do Sistema de Segurança Pública do Estado.

Ao todo 2 mil policiais farão a segurança do público no Carnaval. Além das modalidades de policiamento já aplicadas no pré-carnaval, a PM contará com grupamentos em patrulhamento aéreo, o que proporciona maior amplitude na visibilidade. Também para facilitar o reconhecimento de qualquer ação criminosa ou conflito, a PM instalará torres de observação no Circuito Madre Deus – Deodoro, em que policiais farão o monitoramento em uma estrutura elevada.

Segundo a Polícia Civil do Maranhão, durante o Carnaval, a Delegacia de Adolescentes Infratores (DAI) funcionará em regime de plantão 24h para registro de possíveis ocorrências no período festivo. A estrutura será reforçada com contingente e atividades de uma delegacia convencional, tendo em vista a proximidade geográfica da Madre Deus e do local de concentração da Passarela do Samba.

Corpo de Bombeiros

Durante o período de carnaval, a atuação do Corpo de Bombeiros também será redobrada. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto Araújo, haverá reforço de guarnições na orla para evitar afogamentos, levando em consideração o aumento de turistas nesta época do ano em São Luís.

Ele comentou ainda que outros grupamentos estarão de prontidão nos locais dos circuitos. “Ao todo, as operações do Corpo de Bombeiros vão envolver 200 homens todos os dias. Teremos ambulâncias e socorristas fazendo o trabalho preventivo contra incêndios e principalmente atendimento médico, setor de maior demanda neste período em função do excesso de consumo de álcool”, detalhou coronel Célio Roberto. Segundo ele, a ação policial tem inibido o aumento graves de ocorrências nas festividades. No interior do estado, cidades onde há festas tradicionais de Carnaval, como Pinheiro, Itapecuru e Caxias, receberão contingente reforçado para o plantão.